São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
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Alunos do NE sabem menos, revela Saeb

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Alunos do 3º ano do 2º grau do Maranhão e Piauí sabem menos matemática do que estudantes da 8ª série do 1º grau de Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A defasagem dos adolescentes nordestinos que estão concluindo o 2º grau em relação aos jovens de 8ª série do resto do país se repete em português.
Estudantes da 8ª série de Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará têm mais facilidade de ler e interpretar textos longos do que seus colegas do 3º ano de Pernambuco, Maranhão e Piauí.
A conclusão é do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), pesquisa do Ministério da Educação, que mediu as habilidades de 90,4 mil alunos da 4ª e da 8ª séries do 1º grau e do 3º ano do 2º grau a partir de 1.200 questões de múltipla escolha.
A pesquisa foi feita em novembro de 95 em escolas das redes pública e privada das 27 unidades da federação.
Matemática sofrível
O desempenho dos alunos brasileiros em matemática foi sofrível. Nenhum Estado conseguiu ter aproveitamento curricular acima de 50%. Ou seja: eles não sabem nem metade do que deveria ter sido ensinado na série que cursam.
Os estudantes da 8ª série, por exemplo, só absorveram 35,8% do que deveriam ter aprendido em matemática. Os do 3º ano do 2º grau não foram melhor: só sabiam 35,6% do que foi ensinado ao longo dos pelo menos 12 anos que frequentaram a escola.
Mas a tragédia maior continua no ensino primário. Os alunos brasileiros da 4ª série aprenderam menos de um terço (29,5%) do que deveriam saber de matemática.
O Estado que se saiu menos mal foi Minas Gerais, onde o aproveitamento curricular médio dos alunos da 4ª série foi de 31,8%. Em seguida, vêm São Paulo (31,5%), Paraná (31,2%), Goiás (31%), Santa Catarina (30,7%) e Rio de Janeiro (30,5%).
Os alunos da 4ª série do Amapá, Pará, Acre e Tocantins foram os que tiveram o pior desempenho em matemática: eles sabiam menos de 26% do que deveriam.
DF é melhor
Distrito Federal lidera o ranking de aproveitamento curricular em português em todas as séries. Em matemática, só não teve o melhor desempenho na 4ª série.
Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul dividem o segundo lugar.
Maranhão, Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas aparecem como os Estados mais mal classificados em quase todas as séries, tanto em português como em matemática.

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