São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
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Equipamento não eleva nota em RR

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os Estados cujos alunos se saíram melhor na avaliação do MEC são os que têm as escolas mais bem equipadas do país. As exceções são Roraima e Goiás.
Roraima lidera o ranking de estrutura física das escolas em quase todos os itens avaliados pelo MEC -como a existência de quadras esportivas, laboratórios e bibliotecas. Mas seus alunos tiveram desempenho mediano na avaliação.
Os alunos da 8ª série de Roraima, por exemplo, obtiveram resultados inferiores à média da região Norte.
Os alunos do 3º ano do 2º grau do Estado foram os que obtiveram o pior resultado do país em matemática: só haviam aprendido 30,7% do que deveriam saber.
Treinamento de professores
Com Goiás foi o inverso. Embora o Estado não se destaque na avaliação da estrutura física das escolas, seus alunos conseguiram ficar entre os quatro mais bem colocados.
Segundo a secretária da Educação de Roraima, Antônia Vieira, o Estado se saiu melhor na avaliação da estrutura física das escolas porque foi dada ênfase ao investimento na construção de prédios bem equipados, em vez da capacitação de professores.
O treinamento de professores só foi acelerado a partir de 1994, mas os resultados já começaram a aparecer. No Saeb de 1993, Roraima estava em 23º lugar entre os Estados que capacitaram mais professores. No Saeb de 1995, pulou para 14º lugar. (DF)

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