São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996 |
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Equipamento não eleva nota em RR
DANIELA FALCÃO
Roraima lidera o ranking de estrutura física das escolas em quase todos os itens avaliados pelo MEC -como a existência de quadras esportivas, laboratórios e bibliotecas. Mas seus alunos tiveram desempenho mediano na avaliação. Os alunos da 8ª série de Roraima, por exemplo, obtiveram resultados inferiores à média da região Norte. Os alunos do 3º ano do 2º grau do Estado foram os que obtiveram o pior resultado do país em matemática: só haviam aprendido 30,7% do que deveriam saber. Treinamento de professores Com Goiás foi o inverso. Embora o Estado não se destaque na avaliação da estrutura física das escolas, seus alunos conseguiram ficar entre os quatro mais bem colocados. Segundo a secretária da Educação de Roraima, Antônia Vieira, o Estado se saiu melhor na avaliação da estrutura física das escolas porque foi dada ênfase ao investimento na construção de prédios bem equipados, em vez da capacitação de professores. O treinamento de professores só foi acelerado a partir de 1994, mas os resultados já começaram a aparecer. No Saeb de 1993, Roraima estava em 23º lugar entre os Estados que capacitaram mais professores. No Saeb de 1995, pulou para 14º lugar. (DF) Texto Anterior: Alunos do NE sabem menos, revela Saeb Próximo Texto: Informática é associada a melhor desempenho de aluno Índice |
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