São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Julgamento de médico é tema de editorial; Livro dá receitas que levam frutas e vegetais; Aperitivo na infância leva a alcoolismo; Três estágios foram responsáveis por crime; Pré-natal pode evitar morte de gestante; Teste simples ajudaria na luta contra o câncer; Unicamp desenvolve açúcar para diabéticos

JULIO ABRAMCZYK

Julgamento de médico é tema de editorial
O julgamento de médicos pelo Tribunal de Nuremberg, há 50 anos, na Alemanha, após o término da 2ª Guerra Mundial, é tema de editorial e artigos do "British Medical Journal" da semana passada (nº 7.070, volume 313).

Livro dá receitas que levam frutas e vegetais
Para quem aprecia receitas fáceis, que levam frutas e vegetais, sob a forma de aperitivos, bebidas, sopas, saladas ou sobremesas, a Editora Marco Zero acaba de lançar o livro "Comidas Milagrosas", da nutricionista norte-americana M. J. Smith.

Aperitivo na infância leva a alcoolismo
A melhor forma de evitar abuso de álcool nos jovens é não oferecer pequenas doses de aperitivos quando ainda são crianças, ensina o professor de psiquiatria infantil Philip Graham, do Instituto de Saúde da Criança, de Londres.

Três estágios foram responsáveis por crime
Os três estágios que levaram ao genocídio na Alemanha de Hitler e na Bósnia e Ruanda atuais, segundo Donald Acheson, são discriminação sistemática contra determinados grupos étnicos, violência contra o grupo e envolvimento do Estado, aberta ou secretamente.

Pré-natal pode evitar morte de gestante
Entre as causas da mortalidade materna no parto estão pressão alta, hemorragia, infecções e complicações no parto, que podem ser prevenidas com atendimento médico pré-natal, diz a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).

Teste simples ajudaria na luta contra o câncer
Pessoas entre 45 e 75 anos deveriam, a cada dois anos, pesquisar sangue nas fezes, diz Ole Kronborg, da Dinamarca, na revista "The Lancet". Os testes positivos, se confirmados por exame especializado, detectariam precocemente câncer nos intestinos.

Unicamp desenvolve açúcar para diabéticos
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e uma usina de açúcar assinaram convênio para a produção industrial de um açúcar especial para diabéticos e crianças, desenvolvido na faculdade de engenharia de alimentos da universidade, que deverá chegar ao consumidor dentro de dois anos.

E-mail julio@uol.com.br

Texto Anterior: Executivo diz que renasceu
Próximo Texto: Mulher repete casamento com ex-marido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.