São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Experiências serão base para mudanças

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FAXINAL DO CÉU (PR)

A partir de relatos concretos de experiências pedagógicas dos professores que participam dos seminários em Faxinal do Céu, a Universidade do Professor poderá ter, até o próximo ano, um diagnóstico do ensino no Paraná.
Essas experiências estão sendo catalogadas pela universidade e servirão de base para mudanças no sistema educacional do Estado.
O nível profissional dos professores também está sendo registrado. Segundo Portugal, foram detectados os problemas na formação dos professores.
Entre os problemas classificados como rudimentares estão professores que mostraram dificuldades até mesmo para leitura de textos.
Entre os "sofisticados" estão o desconhecimento de temas ligados à história da educação.
Sócrates
Coordenador do tema atividade construtiva, Rubens Portugal, 70, disse que foi buscar inspiração em Sócrates para criar o Método Maiêutico Interativo.
O método maiêutico deriva do grego maia (parteira) e é baseado nos ensinamentos de Sócrates, de que o mestre não ensina, mas induz o aluno a gerar conhecimentos e raciocínios.
Segundo ele, o método é baseado em quatro premissas fundamentais: saber ouvir, saber pensar, saber dizer e saber programar.
Por intermédio do método maiêutico, os professores são estimulados a analisar criticamente a educação e seus problemas, buscar soluções e aplicá-las quando do retorno às salas de aulas.
Durante os seminários, são eleitos relatos concretos de experiências pedagógicas, que poderão ser adaptados pelos professores à sua realidade.
Segundo Portugal, o objetivo é estimular os professores a reconhecer experiências de outros que estão dando certo, "pois roubar idéias é o único roubo bendito".
O método trabalha ainda com textos, chamados por Portugal de "provocativos", que "chamam os professores à reflexão".
Como textos de apoio são utilizados artigos sobre educadores como Jean-Jacques Rousseau, escritor e pensador nascido em Genebra em 1712 e morto em 1778, próximo a Paris, considerado um dos precursores da psicologia moderna da criança. Sugere, ainda, leitura de clássicos da literatura.

Texto Anterior: Aposentada ganha R$ 400 como monitora
Próximo Texto: Corpo docente é heterogêneo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.