São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aula começa com teste físico

DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos empresários chegam ao "personal training" sem saber exatamente que tipo de exercício gostariam de fazer, mas com a preocupação de manter a forma e tentar combater o estresse diário.
Mário Sérgio Andrade Silva, 29, "personal trainer" da Aquasport, diz que o primeiro passo é fazer uma avaliação física completa do futuro aluno e conversar sobre seus hábitos e gostos esportivos.
"O segundo ponto é comprar um pulsômetro para controlar sempre a frequência cardíaca do aluno", diz Andrade Silva.
Com a parte física equacionada, "personal" e aluno decidem onde a ginástica será feita -em casa, no parque, com ou sem aparelhos. Quando o plano de ginástica inclui aparelhos, o instrutor acaba recomendando aqueles que devem ser adquiridos.
"Muitas vezes o aluno se adianta e compra equipamentos que nem sempre são bons", diz o treinador pessoal Maurício Gawendo.
Além dos conselhos do "personal", preste atenção ao alerta do Procon. O órgão de defesa do consumidor recomenda que seja feita uma pesquisa de preços em diversas lojas, que se verifique se o equipamento tem manual de instruções em português e que o consumidor peça a relação das empresas que prestam assistência técnica.
Vencidas essas etapas, a aula começa. Além de acompanhar o desempenho físico do aluno e traçar objetivos a serem atingidos, o "personal" orienta na alimentação do novo esportista.

Texto Anterior: Monte a sua academia em casa
Próximo Texto: Restaurante aposta em pato grelhado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.