São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Gostaria de obter informações sobre onde posso fazer curso de massagem."
Maria das Graças Vieira Borges (São Paulo, SP)

Resposta
Os interessados em fazer curso técnico de massagista têm à disposição vários cursos oferecidos pela Amor (Associação de Massagem Oriental) em todo o Brasil.
Esses cursos duram, no mínimo, seis meses. Há ainda opção de curso superior de fisioterapia, mas a duração mínima é de quatro anos.
Depois de se formar, a pessoa precisa passar por 648 horas de estágio supervisionado.
Alguns cursos técnicos -caso do que é oferecido pela Amor- têm licença do MEC (Ministério da Educação) para formar profissionais em massagem.
Mas a profissão não é regulamentada, por isso não há nenhum piso salarial preestabelecido.
Em início de carreira, o massagista pode cobrar em média R$ 35 por uma sessão, que dura entre 45 e 60 minutos.
O profissional pode atender em domicílio, em clínicas de reabilitação, consultórios, instituições de ensino e esportivas, hospitais ou ainda fazer pesquisas na área.
Para obter mais informações, o endereço da Amor é rua Joaquim Távora, 1.217, Vila Mariana (zona sul de São Paulo), tel. (011) 575-9928.

Cartas devem ser enviadas para caderno Empregos - Seção de Cartas, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01290-900, ou por meio do e-mail empregos@uol.com.br. As cartas serão respondidas somente nesta seção.

Texto Anterior: FGV inscreve para 30 cursos
Próximo Texto: Fim de ano radical pode ser perigoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.