São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bauru dá 'calote' em bronze olímpico

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A BAURU (SP)

Você sabia que em Bauru, no interior de São Paulo, existe um dos melhores programas de treinamento de ginástica olímpica do país? E que lá moram técnicos e atletas de países líderes no esporte, como Rússia, Belarus e Ucrânia?
Incrível, porém, é que todo esse trabalho está ameaçado pela falta de apoio da prefeitura da cidade, que desde setembro não repassa o subsídio dado ao programa, cerca de R$ 20 mil mensais.
Washington Luiz Antunes dos Santos, coordenador do programa e um dos técnicos da seleção brasileira que disputou há duas semanas o Pan-Americano da modalidade, em Miami, afirmou que tem tirado dinheiro do próprio bolso para cobrir as despesas.
"A única coisa que ainda não cortaram foi o aluguel das casas", disse, se referindo aos dois imóveis que servem de moradia para os atletas e técnicos do projeto.
O programa começou no início do ano, por iniciativa da própria prefeitura, em convênio com um clube da cidade. Desde então, Bauru conquistou o primeiro lugar por equipes nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior.
No masculino, ainda, foi o primeiro no Estadual e terceiro colocado no Brasileiro, "por apenas sete décimos", competindo contra clubes de tradição na ginástica, como Pinheiros, Espéria e Flamengo.
Em torneios individuais, o grande feito coube ao juvenil Ricardo Yokoyama, ouro no Brasileiro.
"Tudo isso só conseguimos graças ao intercâmbio com os russos. Agora, sem dinheiro, não poderemos continuar a trabalhar com eles", lamentou Washington.
Entre os "russos" figuram Andrey Itepanchenko e Iouri Ermankov, integrantes da equipe da Ucrânia, bronze em Atlanta.

Texto Anterior: Ídolos dos 90 enfrentam geração dos 80
Próximo Texto: Grupo improvisa português e relaxa em shopping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.