São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Molusco causou paralisia

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Reações alérgicas podem se manifestar até como uma paralisia temporária. "Foi o que aconteceu com um estudante de medicina", diz Hélio Schainberg.
Segundo o médico, o estudante havia viajado para Ubatuba (litoral norte de São Paulo) e ali resolveu comer moluscos. "Ao tentar levantar, percebeu que não conseguia movimentar as pernas."
Schainberg conta que o estudante foi transferido imediatamente para São Paulo em um helicóptero e internado.
"Foram feitas tomografias e inúmeros exames. Mas os resultados mostravam que o rapaz não tinha nada. A partir de então os médicos passaram a desconfiar que ele era vítima de uma reação alérgica", relata Schainberg.
Segundo o médico, foi descoberto em um livro norte-americano sobre alergias uma espécie de fungo que se aloja dentro de algumas espécies de molusco.
O fungo se aloja em certos nervos e, em pessoas alérgicas, pode causar paralisia temporária dos membros, como as pernas.
"Mandamos recolher amostras do molusco na praia, as quais foram enviadas para um laboratório. Os resultados mostraram que os moluscos que o rapaz tinha comido continham o fungo, e que o estudante era alérgico a ele."
Segundo o médico, o tratamento do estudante consistiu em doses altas de cortisona. "O rapaz saiu do hospital andando."

Texto Anterior: Mulher reagia a esperma
Próximo Texto: VACA; ORGASMO; INTELIGÊNCIA; BATATA; FARAÓS; COMPORTAMENTO; ECOLOGIA; SAÚDE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.