São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
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Shoppings abrigam as mais modernas megastores

IRINEU FRANCO PERPETUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Consumo é a palavra que vem à mente ao entrar nas auto-intituladas megastores da Saraiva. São duas, localizadas em shopping centers: Eldorado e Ibirapuera.
Localizada no primeiro piso do shopping Eldorado, a primeira foi anunciada como "maior livraria da América Latina". Representou, de acordo com a empresa, investimento de mais de R$ 4 milhões.
A área total é de 1.100 m2, distribuídos por dois pisos, interligados por escadas rolantes. O mezzanino tem cafeteria. Pela assepsia, iluminação e abundância de caixas registradoras, o ambiente lembra um moderno supermercado.
Em terminais espalhados pela loja, é possível obter informações sobre a disponibilidade e localização de mais de 80 mil itens, entre livros, periódicos, produtos de informática e papelaria.
A segunda investida da Saraiva no gênero foi a recém-inaugurada megastore do shopping Ibirapuera, localizada no Piso Moema. O investimento (R$ 6 milhões) e a área (1.800 m2) são ainda maiores.
Na parte de informática, a sofisticação não poderia ser maior. É possível utilizar terminais de computador para saber como é o CD-ROM que se quer adquirir.
E, no café, além da oferta de lanches e bebidas, dez terminais oferecem acesso à Internet. Na seção Saraiva Music Hall, são oferecidos 10 mil itens, entre CDs, cassetes, videolaser e fitas de vídeo.
A Siciliano também começa a modernizar suas lojas.
Em São Paulo, as novidades podem ser vistas nos shoppings Morumbi e Ibirapuera.
São livrarias com área superior a 300 m2, balcão para café, ambiente asséptico e consulta por computador. O principal artigo, entretanto, continuam sendo os livros.
Crianças
Se a questão for primazia na venda de café, a Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, tel. 815-7105) se orgulha de ter um café bar há três anos.
Embora não funcione aos domingos, a loja pretende abrir nos dias 15 e 22, das 10h às 18h.
A livraria acaba de inaugurar um sebo e continua com seções de CDs, CD-ROM e vídeo, além de manter uma seção para crianças.
No que tange o consumidor-mirim, é difícil bater a Melhoramentos. A começar pela preocupação ergonômica: as prateleiras estão estrategicamente planejadas para estimular o consumo impulsivo.
Os três endereços (r. Cardoso de Almeida, 715, tel. 874-0964; r. Domingos de Moraes, 2.414, tel. 572-6877; praça Nossa Senhora Aparecida, 197, tel. 5561-2514) possuem sala de leitura e auditórios. E, claro, terminais para demonstração de CD-ROM.
E mesmo a mais ranzinza mente anti-cibernética tem que se curvar diante do uso da informática feito pela Livraria Francesa (r. Barão de Itapetininga, 275, tel. 231-4555; r. prof. Atílio Innocenti, 920, tel. 829-7956).
Um catálogo informatizado com mais de 330 mil títulos editados na França é atualizado mensalmente.

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