São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ele era um fidalgo"

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudante em Piracicaba, Helio Morato Krahenbuhl editava, com um grupo de amigos, um boletim de informação impresso em mimeógrafo. Por conta disso, passou quase dois anos preso -a primeira vez, em 1936, com Paulo Emilio, e a segunda, em 39, também no Presídio do Paraíso.
Helio Krahenbuhl, que é tio de Lair Krahenbuhl, secretário de Habitação do prefeito Paulo Maluf, guarda boas recordações de Paulo Emilio na prisão: "Era um fidalgo. Era muito bem tratado".
Ele se lembra que, diferentemente dos demais presos, que faziam a sua própria comida na cadeia, Paulo Emilio recebia a sua pronta, enviada pela família. "Ele era muito bem servido."
Krahenbuhl acha que a escavação do túnel que levou os presos para fora do Paraíso demorou dois meses. "Participei da escavação. A vigilância era muito escassa. Não havia revista nas celas", conta.
Por esse motivo, a terra acumulada ao longo da escavação pôde ser depositada no quarto de um dos presos, no porão do presídio, sem que os guardas descobrissem.
Krahenbuhl diz que a situação dos presos no Paraíso era "muito cômoda", mas não acredita que a polícia tenha fechado os olhos para a fuga dos presos.
Inglês na prisão
Durante sua estada no Presídio Maria Zélia, Krahenbuhl começou a aprender inglês. "Era um ambiente muito interessante, muito rico." Anos mais tarde, publicaria um dicionário inglês-português para executivos.
Especializado em administração, hoje aposentado, Krahenbuhl mora em Brasília. Foi diretor de receita da Prefeitura de Piracicaba e foi gerente-geral de uma fábrica de cerveja em Brasília.
Hoje com 80 anos, se diz "um esquerdista à moda de Jorge Amado". Aliás, conheceu o pai da escritora Zélia Gattai durante sua estada no Maria Zélia.
(MSy)

Texto Anterior: Uma aventura cinematográfica
Próximo Texto: Biógrafo vê 'anti-sectarismo total'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.