São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investigações no TWA-800 apontam para falha mecânica

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O órgão que regula a segurança dos transportes nos EUA disse na noite de anteontem que as evidências do acidente com o vôo TWA-800, em julho, são "consistentes" com uma explosão no tanque de combustível.
"A reconstituição até agora mostra deformações de dentro para fora dos componentes internos do tanque", disse o NTSB (sigla em inglês para Conselho Nacional de Segurança nos Transportes).
O órgão enviou uma declaração à FAA (Administração Federal de Aviação), dos Estados Unidos, com recomendações de alterações no design dos aviões para evitar tais explosões nos tanques.
A FAA disse que o pedido seria analisado com urgência. Na explosão do Boeing-747/100 da TWA, minutos após a decolagem do aeroporto JFK, em Nova York, 230 pessoas morreram.
Investigações
O NTSB reiterou que não há qualquer evidência de bomba ou míssil nos destroços do avião recuperados do mar.
Apesar disso, as hipóteses de atentado ainda não foram descartadas. O FBI (a polícia federal norte-americana) conduz uma investigação criminal paralela à apuração técnica do NTSB.
Entre as recomendações à FAA estão sistemas para acabar com incêndios e a colocação de isolamentos térmicos entre os equipamentos que gerem calor, como os dutos de ar-condicionado, e os tanques de combustível.
Boeing
Após o anúncio, a Boeing disse que já está analisando as recomendações, que dizem respeito especialmente aos modelos 747.
Um porta-voz da companhia disse que as medidas serão cumpridas se elas se tornarem determinações da FAA.

Texto Anterior: Trailer é moda entre os astros
Próximo Texto: Família de Suharto domina Indonésia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.