São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Refugiados na Tanzânia começam a voltar a Ruanda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Centenas de milhares de refugiados ruandeses que estão na Tanzânia começaram ontem a voltar para seu país, em uma campanha de repatriação em massa.
A informação é da agência da ONU para refugiados. Jornalistas foram impedidos de acompanhar a movimentação, e agências humanitárias temiam que o objetivo fosse esconder violência por parte dos militares tanzanianos.
A Tanzânia havia fixado 31 de dezembro como prazo final para a saída de mais de 500 mil hutus que fugiram da guerra civil ruandesa, vencida pelos rivais tutsis em 1994.
Com medo de vingança se voltassem (muitos participaram de massacres contra os tutsis), os ruandeses tentaram fugir para o interior da Tanzânia, mas foram contidos pelo Exército.
A maioria dos refugiados ruandeses já deixou o Zaire, que faz fronteira com o oeste ruandês. Agora, a maior concentração está na Tanzânia, a leste de Ruanda.

Texto Anterior: Arafat pede resistência total contra colônias
Próximo Texto: Franceses estudam criar malha viária subterrânea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.