São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
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Como montar uma lavanderia?

Manoela Vellasque (São Caetano do Sul, SP)

A tendência de as pessoas disporem de cada vez menos tempo para dispensar às tarefas domésticas torna a lavanderia um negócio promissor. E há o segmento industrial, com carência de prestadores de serviços.
Essa é uma atividade que requer investimento de médio porte, com retorno financeiro a médio prazo. Para iniciar o negócio é mais fácil começar atendendo empresas.
Geralmente, as empresas encaminham roupas lisas e em quantidade fixa, o que facilita a previsão de custos e rendimentos.
Se a intenção é lavar roupas de uso doméstico, o ideal é escolher um ponto comercial numa região de forte concentração de prédios.
O empreendedor não deve se aventurar a lidar com roupas finas se não tiver bons conhecimentos sobre os tecidos e seu processo de lavagem. Para retirar manchas é importante saber distinguir os tipos e sua origem.
Existem as lavanderias domiciliares e as que fazem beneficiamento de jeans. Mas há um enorme potencial a ser explorado por quem estiver interessado em iniciar um negócio e oferecer um serviço de qualidade voltado para as áreas de lavagem de roupas de restaurantes, hotéis, motéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais.
Esse tipo de lavanderia é classificada como industrial.
Uma lavanderia domiciliar pode ser montada com um investimento que varia de R$ 30 mil a R$ 50 mil. Uma que atue na categoria industrial exige pelo menos R$ 100 mil de investimento.
Para implantação de uma lavanderia que beneficia jeans, o investimento é ainda maior, pois as máquinas para esse fim têm preços a partir de R$ 70 mil.
Abrir uma lavanderia pode ser simples, mas dominar as técnicas de lavagem sem estragar roupas e cativar a clientes são os principais desafios do ramo.
Toda lavanderia tem a obrigação de ressarcir o consumidor em caso de dano ou perda de alguma roupa, e a avaliação do prejuízo deve ser feita em conjunto pelas duas partes.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo -al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

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