São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalismo e o papa são os temas do 'Roda Viva'

DA REPORTAGEM LOCAL

Carl Bernstein, 52, é o entrevistado do "Roda Viva" que vai ao ar amanhã, às 22h30, na TV Cultura. O jornalista norte-americano escreveu a biografia "Sua Santidade - João Paulo 2º e a História Oculta de Nosso Tempo", lançada no Brasil este mês pela editora Objetiva.
O programa foi gravado na última semana nos estúdios da TV Cultura, em São Paulo.
Bernstein ganhou notoriedade ao formar com Bob Woodward a dupla de repórteres do jornal norte-americano "The Washington Post" que trouxe à tona o escândalo de Watergate, que resultou na renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974.
O jornalista apontou o papa como "o maior humanista desta época, um homem cheio de contradições".
Segundo ele, João Paulo 2º fez muito pela Igreja Católica neste século, apesar de ter perdido fiéis. "O papa quer o catolicismo como fé exigente."
"Hoje sabemos o que a Igreja Católica quer, o que representa e que ela é contra a ordenação de mulheres, contra o divórcio, contra a contracepção -apesar da Aids- e contra os movimentos de esquerda", disse.
Sobre a visita que o papa deve fazer a Cuba no próximo ano, o jornalista comentou que João Paulo 2º vê o país como uma alma católica para evangelizar e afirmar direitos humanos, como fez com ditaduras de esquerda e direita.
Bernstein fala também sobre jornalismo. Uma reportagem deve ser, segundo ele, a melhor forma de contar a verdade.
Ele escreveu a biografia do papa junto com o italiano Marco Politi. "Às vezes as parcerias funcionam, às vezes não."
O caso de Politi ele aponta como complementar e frisa as diferenças entre os jornalistas europeus -mais analíticos- e os norte-americanos -que buscam mais informações.

Texto Anterior: Desenho é destaque
Próximo Texto: Sucesso amplia papel de empregada de 'Salsa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.