São Paulo, domingo, 15 de dezembro de 1996 |
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Veja como enfrentar chuva e alagamento
HENRIQUE SKUJIS
O capitão João Alberto Nogueira Jr., comandante da 4ª Companhia de Policiamento Rodoviário, recomenda checar o limpador do pára-brisa, o desembaçador e os pneus, antes de pegar a estrada. O capitão diz que as primeiras providências em caso de chuva são reduzir a velocidade e acender o farol baixo, mesmo durante o dia. "Dessa maneira, o motorista será mais facilmente visto pelos outros motoristas", assegura o capitão. Uma velocidade mais baixa diminui os riscos da aquaplanagem, ou seja, quando os pneus do carro perdem a aderência com o piso. Se a chuva for muito forte e não for possível continuar trafegando, é recomendável que o motorista pare. Evite parar no acostamento, procurando um lugar seguro. Parado, o motorista deve ligar o pisca-alerta, que nunca deve ser usado com o carro em movimento. Alagamentos Saiba que o carro de passeio não é preparado para atravessar alagamentos. A água, em contanto com motor e parte elétrica, prejudica vários componentes e pode fazer o carro "morrer". Por isso, espere a água baixar. Se a decisão for atravessar, escolha o trajeto antes de colocar o carro na água, optando por trechos mais altos. Evite atravessar ao lado de outros carros, que poderão formar ondas. Não se baseie em caminhões ou picapes, que, pela altura maior, têm mais chances de vencer a água. A melhor maneira é engatar a primeira e acelerar, controlando a velocidade com o pedal da embreagem. A velocidade deve ser baixa e constante. Uma desaceleração brusca pode deixar entrar água pelo escapamento, o que "apagará" o motor. Se o motor "morrer", evite dar a partida. O ideal é abandonar o carro. Se houver a possibilidade de o veículo boiar, é aconselhável abrir as portas. Ter o interior do carro encharcado é melhor do que ter o carro lançado contra outros veículos, postes e árvores. Limpeza do interior Carros submersos pela enchente têm salvação. Muitas lojas se especializaram em limpar, secar e até em tirar o cheiro de mofo do carro. Bancos, teto, painéis e carpetes podem ser lavados e recuperados. Mas o serviço deve ser feito rapidamente e em lojas especializadas. Um serviço malfeito pode não secar totalmente o feltro dos bancos, que absorve muita água. Com o tempo, o cheiro pode voltar e até partes da lataria podem enferrujar. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Prepare carro para a época Índice |
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