São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estoque de sangue é crítico em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O estoque de sangue da Fundação Pró-Sangue está crítico e deve se agravar até o final do ano.
A entidade, responsável pelo abastecimento de mais de 270 hospitais públicos da Grande São Paulo, conta hoje com apenas 1.200 bolsas de sangue. O nível ideal é de 3.500, para assegurar o abastecimento por, no mínimo, cinco dias.
Segundo o chefe do departamento de medicina transfusional da fundação, Marcelo Cliquet, 34, houve uma redução de 60% do número de doações. Habitualmente, os seis postos da fundação recebem cerca de 700 doadores por dia -este mês, foram cerca de 500.
"Além da desmobilização causada pelas festas e viagens de fim de ano, muitos doadores estão diretamente vinculados às internações de amigos e familiares, que sempre diminuem no mês de dezembro", afirma Cliquet.
Historicamente, nos últimos e primeiros dias do ano o número de doadores cai para menos de 50 por dia, o que deve agravar a situação.
Para doar sangue a pessoa precisa ter entre 18 e 60 anos, peso superior a 50 kg, não pode ter tido doenças infecto-contagiosas nem pertencer a grupo de risco da Aids. Mais informações pelo telefone do Disque-Sangue: (011) 258-0404.

Texto Anterior: Ministro quer US$ 100 por habitante
Próximo Texto: Polícia abre o 1º inquérito sobre o PAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.