São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edição homenageia obra do caricaturista Belmonte

ANDREA DE ARAÚJO NOGUEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nada mais justo que a homenagem prestada ao caricaturista Benedito Bastos Barreto, o Belmonte (1896-1947), na publicação do livro, "Cem Anos", em que se reafirma a importância do legado desse artista para a produção gráfica atual. Concebido pela editora do Senac a partir da exposição de seus desenhos originais em junho no Espaço Cultural Citybank, o livro apresenta uma separata da mostra.
Adolar, Angeli, Cárcamo, Chico Caruso, Cláudio, Emilio, Glauco, Kipper, Laerte, Luiz Gê, Orlando, Osvaldo, Rubens Matuck, Spacca, Zélio e Ziraldo, artistas gráficos de diferentes estilos, visitam os temas tratados por Belmonte. Pintor, ilustrador, cronista e historiador, Belmonte encontrou na caricatura a liberdade necessária para registrar de forma crítica a diversidade da transformação urbana sofrida por São Paulo das primeiras décadas deste século.
Juca Pato
A oposição política, tônica editorial da recém-criada empresa Folhas, incorporou na figura-símbolo do jornal, Juca Pato, criada por Belmonte em 1925, o representante da camada média da população, consumidora dos jornais. Descendente direto da figura de Zé-Povo, aportado em terras brasileiras pelo traço português de Bordallo Pinheiro, Juca Pato não perdia sua dignidade frente às falcatruas dos políticos.
Os originais do artista selecionados para as releituras foram produzidos entre 1945 e 1946. São desenhos de retorno às questões urbanas, terminadas a Segunda Guerra Mundial e a censura interna do Estado Novo.

Livro: Belmonte, Cem Anos
Organização: Fernando Carvall
Lançamento: Senac (52 págs.)
Quanto: R$ 22

Texto Anterior: Fábula usa linguagem esperta para discutir amadurecimento
Próximo Texto: Filme celebra teórico do anticolonialismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.