São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme celebra teórico do anticolonialismo

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Como tantos teóricos de esquerda que marcaram os engajados anos 60, Frantz Fanon (1925-1961) parecia um nome condenado a notas de enciclopédia.
Não mais: o festival de Berlim apresentará em fevereiro a cópia em filme (70 minutos) de um filme que celebra o autor de "Os Condenados da Terra".
O diretor britânico Isaac Julien ("Young Soul Rebels") confirma-se um misto de Derek Jarman e Spike Lee em "Frantz Fanon: Black Skin, White Mask" (Frantz Fanon: Pele Negra, Máscara Branca), batizado a partir do volume que revelou ao mundo um dos principais teóricos do anticolonialismo do pós-guerra.
Trata-se de um autêntico docudrama que mescla depoimentos de amigos e familiares, material de arquivo e clipes ficcionais, estrelados por Colin Simon como Fanon.
Julien prova a coerência do "motto" de Fanon: "Faça de mim sempre um homem que questiona". O jovem Fanon abandonou sua Martinica natal pela luta antinazista na França. Ao fim da guerra, trocou as armas pelo estetoscópio, optando por psiquiatria.
Fanon antecipou os métodos libertários do italiano Franco Basaglia, ao mesmo tempo em que desenvolvia um ensaio hoje clássico sobre a questão racial.
Julien frisa a combinação de política e antropologia de "Pele Negra, Máscara Branca", mas não esconde as contradições do personagem: crítico extremado da fascinação pelo casamento inter-racial, Fanon se rendeu aos encantos de uma francesa de pele branca.
Motivado com a experiência na guerra pela libertação argelina do jugo francês, Fanon escreve um dos manifestos centrais da esquerda dos países subdesenvolvidos: "Os Condenados da Terra".
Uma leucemia matou Fanon em dezembro de 1961, aos 36 anos.
O melhor do filme está nas entrevistas. Um amigo revela uma carta remetida por um agônico Fanon, falando com rara franqueza sobre a progressão da doença. O belo Olivier Fanon, 40, resgata para a tela parte do carisma de seu pai. "Fanon incomoda", afirma ao fim com orgulho.

Texto Anterior: Edição homenageia obra do caricaturista Belmonte
Próximo Texto: OAB faz campanha contra canal gay no interior de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.