São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assembléia de SP aprova acordo que passa o Banespa para União

DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA SUCURSAL DO RIO

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou, ontem à noite, por 55 votos a 29, o acordo para rolagem das dívidas do Estado, que inclui uma solução para a crise do Banespa. Pelo acordo, o Banespa é federalizado, ou seja, seu controle passa para a União.
A discussão do projeto foi longa. A protelação foi a forma como o PT, PC do B e PSB mostraram descontentamento com a solução dada para o banco.
O Banespa está sob intervenção do Banco Central desde 30 de dezembro de 94 por causa da dívida que o Estado tem com o banco, que já ultrapassa os R$ 20 bilhões.
Esse montante faz parte do refinanciamento de dívidas estaduais de quase R$ 44 bilhões. O acordo já foi aprovado pelo Senado.
Banerj
O presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, cogita federalizar o Banerj, caso não seja possível derrubar as medidas judiciais que impedem a privatização do banco.
"A federalização é uma das alternativas em questão. A legislação permite, mas o esforço é pela privatização", disse Loyola.
No caso de o leilão do Banerj fracassar, podem ser estendidos ao banco os efeitos da medida provisória prorrogando o Raet (Regime de Administração Especial Temporária), estudada para o Banespa.

Texto Anterior: FHC empossa novo ministro e diz que 97 será o 'ano da saúde'
Próximo Texto: Quem ganhou com a CRT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.