São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vestibulares pedem aplicação prática das normas gramaticais

CRISTIANE YAMAZATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A poucos dias da segunda fase da Fuvest, não custa reservar um tempo para estudar alguns assuntos de português.
Regência, concordância verbal e junção de orações independentes por meio de pronomes relativos são os tópicos que não podem deixar de ser vistos para o professor Ubaldo Luiz de Oliveira, do cursinho Stockler.
A professora Edna Francisca Besechi, do cursinho Intergraus, acrescenta, também, a lição de tempos e modos verbais.
O professor Ubaldo explica cada tópico com exemplos. Com relação à frase: "Não me incomodou as tuas observações", ele pergunta qual é o erro.
"O aluno tem de saber qual é o sujeito da oração e fazer a concordância verbal adequada. Assim, o correto é: 'Não me incomodaram as tuas observações'."
Em regência, o professor dá a frase: "As pessoas que eu falei ontem estão fora do assunto". O correto é : "As pessoas com quem eu falei...", pois o verbo falar exige a preposição "com".
A outra lição é a junção de orações por meio de pronomes relativos. Atenção para o período: "Eu não sei onde está aquela linda mulher. Eu jamais me esquecerei de seus lábios".
Para transformar as duas orações em uma só, a saída é a utilização do pronome relativo "cujo". A frase ficaria assim: "Eu não sei onde está aquela linda mulher de cujos lábios eu jamais me esquecerei".
A professora Edna Francisca Besechi utiliza um trecho do livro "São Bernardo", de Graciliano Ramos, para falar de tempos e modos verbais.
"Percorria a zona da encrenca. A cerca ainda estava no ponto em que eu a tinha encontrado no ano anterior."
"Que relação de tempo há entre percorri, estava e tinha encontrado?", pergunta Edna.
O verbo "percorri", no pretérito perfeito, indica uma ação que ocorreu antes da fala do narrador. Já "estava", no imperfeito, indica uma ação que se prolonga no passado. Por fim, o verbo "tinha encontrado", no mais-que-perfeito composto, também indica uma ação anterior à fala, mas anterior também a "percorri"', diz Edna.
(CY)

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: "Câmeras, luzes: redação"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.