São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 1996 |
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Vestibulares pedem aplicação prática das normas gramaticais
CRISTIANE YAMAZATO
Regência, concordância verbal e junção de orações independentes por meio de pronomes relativos são os tópicos que não podem deixar de ser vistos para o professor Ubaldo Luiz de Oliveira, do cursinho Stockler. A professora Edna Francisca Besechi, do cursinho Intergraus, acrescenta, também, a lição de tempos e modos verbais. O professor Ubaldo explica cada tópico com exemplos. Com relação à frase: "Não me incomodou as tuas observações", ele pergunta qual é o erro. "O aluno tem de saber qual é o sujeito da oração e fazer a concordância verbal adequada. Assim, o correto é: 'Não me incomodaram as tuas observações'." Em regência, o professor dá a frase: "As pessoas que eu falei ontem estão fora do assunto". O correto é : "As pessoas com quem eu falei...", pois o verbo falar exige a preposição "com". A outra lição é a junção de orações por meio de pronomes relativos. Atenção para o período: "Eu não sei onde está aquela linda mulher. Eu jamais me esquecerei de seus lábios". Para transformar as duas orações em uma só, a saída é a utilização do pronome relativo "cujo". A frase ficaria assim: "Eu não sei onde está aquela linda mulher de cujos lábios eu jamais me esquecerei". A professora Edna Francisca Besechi utiliza um trecho do livro "São Bernardo", de Graciliano Ramos, para falar de tempos e modos verbais. "Percorria a zona da encrenca. A cerca ainda estava no ponto em que eu a tinha encontrado no ano anterior." "Que relação de tempo há entre percorri, estava e tinha encontrado?", pergunta Edna. O verbo "percorri", no pretérito perfeito, indica uma ação que ocorreu antes da fala do narrador. Já "estava", no imperfeito, indica uma ação que se prolonga no passado. Por fim, o verbo "tinha encontrado", no mais-que-perfeito composto, também indica uma ação anterior à fala, mas anterior também a "percorri"', diz Edna. (CY) Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: "Câmeras, luzes: redação" Índice |
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