São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Consumo; Hospital do Fígado; Excesso de velocidade; Apoio; Legal, mas não moral; Vale; Está na hora; CPMF; Tirando a máscara; Boas festas

Consumo
"Faço minhas as lúcidas considerações do jornalista Carlos Heitor Cony em seu artigo 'Cidadão e consumidor' (17/12).
Ao se utilizar o índice de aumento do consumo como termômetro que indicaria a melhoria nas condições de vida no Brasil corremos um sério risco de postergarmos permanentemente o início da adoção de medidas necessárias para atenuar a exclusão social que atinge grande parcela do povo brasileiro.
Reforçando o brilhante texto de Cony, gostaria de concluir que uma nação próspera e humana se sustenta em cidadãos, no pleno exercício de seus direitos.
Não em consumidores cujo 'direito' muitas vezes se reduz ao esforço de quitar suas prestações em dia."
José Aristodemo Pinotti, deputado federal pelo PMDB-SP (Brasília, DF)

Hospital do Fígado
"Aproveitando o debate sobre o transplante de fígado em nosso Estado, perguntamos onde está o Hospital do Fígado a ser construído na Chácara Panamby -Morumbi-, em terreno doado pela prefeitura ao Instituto do Fígado do professor Silvano Raia, com o aval da bancada governista na Câmara de vereadores.
A lei municipal 11.796 de 8 de junho de 1995 exigia -sob pena de devolução da área doada no Morumbi- que o projeto fosse apresentado em um ano e a obra iniciada em dois anos a contar da data de sua aprovação.
O primeiro prazo já estourou em seis meses e o segundo expira daqui a outros seis. Enquanto isso, interesses inconfessos disputam a hegemonia do poder sobre a vida e a morte de milhares de doentes..."
Adriano Diogo, vereador pelo PT (São Paulo, SP)

Excesso de velocidade
"Informamos ao leitor Raimundo José Pimenta Araujo Filho ('Painel do Leitor', 10/12) que apenas em novembro foram feitas 5.000 autuações por excesso de velocidade nas marginais e avenidas onde existem as placas 'Velocidade controlada com radar'.
Em levantamento realizado com 1,8 milhão de veículos na pista expressa da marginal Pinheiros, 22% passaram acima de 90 km/h e 11% acima de 100 km/h.
Daí ter a Prefeitura de São Paulo contratado a instalação de 60 radares fotográficos e 25 lombadas eletrônicas, em fase de instalação em várias áreas da cidade."
Gilberto Lehfeld, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego -CET (São Paulo, SP)

Apoio
"É veneno e tirania dizer que Marta Suplicy quer se promover ao defender os homossexuais no Congresso Nacional (15/12).
Num país tão homofóbico quanto o nosso, onde a cada semana dois homossexuais são barbaramente assassinados, defender gays e lésbicas não promove ninguém, pelo contrário, até tira voto.
Todo o apoio da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis à sexóloga e psicanalista deputada Marta Suplicy."
Luiz Mott, presidente do Grupo Gay da Bahia (Salvador, BA)

Legal, mas não moral
"Não reconheci o deputado Hélio Bicudo na entrevista à Rede Manchete em 11/12. Acostumado com o estilo que usava durante a CPI do Orçamento, decepcionei-me com as respostas que ele deu quando questionado sobre ter recebido dinheiro da empreiteira Odebrecht, na eleição passada.
O argumento que usou foi o mesmo dos outros anões: 'A doação de campanha é legal'. Hélio Bicudo só esqueceu a frase que ele mesmo consagrou: 'Embora legal, a doação de empreiteira não é moral'."
Mário de Abreu Lima (Cruzeiro Novo, DF)

Vale
"Acompanhando atentamente os debates a respeito, incluo-me entre os que vêem com apreensão a venda da Companhia Vale do Rio Doce.
Noto que este jornal vem defendendo a imediata privatização da Vale.
Assinante há mais de 20 anos, para quem a posição da Folha conta muito, pergunto se a firme tomada de posição do jornal no caso encontra respaldo no Conselho Editorial."
Paulo Lourenço (Araçatuba, SP)

Está na hora
"Afinal, o que espera o governo para devolver o dinheiro do empréstimo compulsório sobre o combustível, arrecadado há quase dez anos?"
Mario Ferreira Dias (Cajuru, SP)

CPMF
"Na minha opinião, devem ser punidas com a CPMF somente as indústrias que contribuem para o vício, e não quem trabalha e sofre.
O tal dr. Jatene já caiu e tarde. Vamos anular o que fez de errado, apelando para o governo. Ainda temos tempo de ouvir os grandes Delfim Netto e Mailson da Nóbrega."
Enver Chéde (São Paulo, SP)

Tirando a máscara
"Figura emblemática a do sr. Otavio Frias Filho: jornalista de reconhecida inteligência e alardeando uma pretensiosa atitude de profissional equilibrado, descerra a própria máscara ao não hesitar em escrever sobre o que não entende e, muito menos, conhece...
Em 'Saúde de ferro' (12/12), mete-se a falar de João Paulo 2º: talvez porque esse papa seja um reconhecido teatrólogo -com obras encenadas em diversos países-, enquanto a obra teatral de Frias mal emplacou em sua própria casa, conseguindo, quando muito, ser manchete em Araraquara...
A análise que faz desse pontificado é risível. Não conseguiu ainda digerir os recalques -fruto de um modismo da época, mais próprio, no entanto, das moças de colégio de freiras- que a passagem pela escola de beneditinos eventualmente lhe terá deixado?
Expressões como 'o recuo do coletivo significa fatalmente uma volta à dimensão mística e à moral pessoal' ou 'instilar um moralismo regressivo na classe média integrada à economia ultracompetitiva' mostram a análise deturpada e superficial do impacto de uma marcante personalidade, como a do papa, na vida social.
Dizer que esse papa 'ajudou a dividir (o mundo) não mais entre leste e oeste, mas outra vez entre em cima e embaixo' denuncia a visão estreita, obnubilada pela paixão, que incapacita enxergar que João Paulo 2º, à margem de divisões e exclusivismos, é hoje um ponto de referência para toda a humanidade.
Não seria razoável que ele, ao destilar o seu amargo veneno, tivesse um maior controle sobre a pena afiada com que escreve?"
Roque da Silva Abreu (São Paulo, SP)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: João Ribeiro, deputado federal pelo PPB-TO (Brasília, DF); Pio Gavazzi, diretor-superintendente da Pirelli Cabos S.A. (Santo André, SP); Philips do Brasil Ltda. (São Paulo, SP); João Alberto Ianhez, do Grupo Fenícia (São Paulo, SP); Maria de Lourdes Fochezatto, da Fras-Le S.A. (Caxias do Sul, RS); Luiz Antônio de Medeiros, presidente da Força Sindical (São Paulo, SP); Akihiro Otani, diretor da Fundação Japão -Assessoria Cultural do Consulado Geral do Japão (São Paulo, SP); Colégio Miguel de Cervantes (São Paulo, SP); Centro de Estudos Fernando Pessoa (São Paulo, SP); Escolinha de Futebol "Rei Pelé" (Caçapava, SP); Instituto de Estudos Mulher, Criança e Sociedade (São Paulo, SP).

Texto Anterior: As bombas provocarão novas explosões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.