São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Pela culatra; Segredo de família; Só para lembrar; ACM x ACM; Futuro definido; Batendo o pé; Chantagem explícita; Lobby empresarial; Inadimplência oficial; Prefeituras no vermelho; Aposta de risco; Pesagem obrigatória; Perde e ganha; Prejuízo dividido; Promessa é dívida; Visita à Folha

Pela culatra
Pegou mal no PSDB a intervenção de Serjão (Comunicações) para detonar na marra a candidatura Wilson Campos. Mais de um ministro passou a noite de quarta apagando incêndios na irritada bancada tucana.

Segredo de família
Luís Eduardo Magalhães conversou demoradamente ontem com Wilson Campos. No pé do ouvido, de portas fechadas. Única testemunha: Carlos Wilson (PSDB-PE), filho do deputado.

Só para lembrar
Da última vez que contrariou uma decisão do Planalto, Wilson Campos (PE) ganhou: foi candidato a primeiro-secretário da Câmara contra o tucano Aécio Neves (MG) e venceu de goleada.

ACM x ACM
De uma velha raposa política sobre a eleição do Senado: "A disputa não será entre Iris e ACM. Será entre o Toninho Ternura e o Toninho Malvadeza".

Futuro definido
Inocêncio Oliveira (PFL-PE) anunciou ontem o futuro de Luís Eduardo Magalhães: presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. É mais um lance na disputa pelas presidências da Câmara e do Senado.

Batendo o pé
O PMDB impôs uma nova condição para votar a reeleição: o cumprimento do acordo que garante a presidência da Câmara ao partido. Sem isso, "não votamos nem o primeiro turno", avisa um dirigente.

Chantagem explícita
Na conversa com FHC, Iris Rezende (GO) e Jader Barbalho (PA) botaram as cartas na mesa: se o governo interferir na disputa pelo Senado, empurra o PMDB para a oposição. "Ele entendeu a mensagem", diz Jader.

Lobby empresarial
O governador Mário Covas (SP) tem recebido pressões de empresas de seguro saúde para vetar lei aprovada na semana passada pela Assembléia que obriga o atendimento de pacientes portadores de Aids.

Inadimplência oficial
Segundo pesquisa da Apeop (Associação Paulista de Empreiteiras de Obras Públicas) com 100 empresas, o Estado de São Paulo é o maior inadimplente do setor: Covas tem dívidas vencidas com 62, no total de R$ 3 bi.

Prefeituras no vermelho
Em segundo lugar no ranking da inadimplência da Apeop estão as prefeituras do interior do Estado: têm débitos vencidos com 21 empresas. E 14 delas afirmaram que a Prefeitura de São Paulo deve e não pagou.

Aposta de risco
O Planalto acredita que uma eventual derrota de ACM no Senado não levaria o PFL a romper com PMDB na Câmara. Luís Eduardo Magalhães não deixaria de cumprir acordo que o tornou presidente por dois anos.

Pesagem obrigatória
Depois que sua candidatura à presidência da Câmara começou a se complicar, Michel Temer (PMDB-SP) divide seu tempo entre os corredores da Casa e o Ministério das Comunicações.

Perde e ganha
Paulo Renato (Educação), que já havia perdido José Luiz Portella para os Transportes, ficou também sem Barjas Negri, indo para a secretaria executiva da Saúde. Em compensação, espalha sua influência pelo governo.

Prejuízo dividido
A bancada do PPB na Câmara vai fazer uma vaquinha para pagar o processo dos deputados do partido que aparecem como inadimplentes na lista do BB.

Promessa é dívida
Lula passará o réveillon em Araçuai, norte de Minas, cumprindo uma promessa de campanha. No dia 1º, assiste à posse da prefeita Maria do Carmo.

Visita à Folha
A presidente do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), Milú Villela, visitou ontem a Folha, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada do diretor técnico do museu, Tadeu Chiarelli.

TIROTEIO
De Domingos Leonelli (PSDB-BA), sobre a possibilidade do PSDB vir a apoiar a candidatura de ACM à presidência do Senado:
- Se o partido cometer esse desatino, o preço da reeleição de FHC ficará maior do que o preço que Sarney pagou pelos cinco anos de mandato.

Próximo Texto: Fim dos privilégios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.