São Paulo, sexta-feira, 20 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clã baiano amplia atividade empresarial

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

O clã baiano abre as asas sobre nós. Flora Gil, mulher de Gilberto Gil, lançou anteontem à noite em Salvador o livro "Addresses Salvador 97", guia de utilidades e serviços da capital baiana que inclui textos de apresentação de Jorge Amado, Zélia Gattai, Gal Costa, Caetano Veloso, Waly Salomão, Antônio Carlos Magalhães.
Organizado por Flora, Ivana Souto (empresária de Carlinhos Brown) e Lícia Fábio, o manual -inspirado em seu equivalente "Addresses Rio", já na nona edição- abrange desde roteiros culturais, de entretenimento e de turismo até utilidades domésticas e gastronômicas.
Jorge Amado introduz capítulo sobre livrarias e bibliotecas, Gal Costa e Carlinhos Brown, sobre Carnaval, blocos e trios, Caetano Veloso, sobre passeios e assim por diante.
"Sou de São Paulo e, quando morei em Salvador, entre 88 e 90, senti grande dificuldade com a falta de infra-estrutura da cidade. Já tinha o 'Addresses Rio' como uma bíblia, e resolvi fazer um igual para a Bahia", disse Flora à Folha durante o lançamento, a que acorreu boa parte da alta sociedade baiana.
Ela nega que o manual se direcione só a camadas altas da sociedade. "Reúne informação de classe A, sobre jóias e decoração, e de classe C, como os endereços de candomblé", exemplifica.
"Flora vem de uma cultura paulistana, ligada a desempenho e eficácia, e sentiu o drama aqui na Bahia. Esse livro se gestou a partir daí. Tem o universo das dondocas, mas também o das donas de casa. Mas é claro que é um livro para incluídos. Excluído não tem telefone", afirmou Gilberto Gil.
"Dificilmente vou consultar, porque sou meio desorganizado, mas para a maioria das pessoas deve ser muito útil", disse Caetano, presente no lançamento com a mulher, Paula Lavigne.
O guia é ampliação da atividade empreendedora que Flora já exerce sobre a obra do marido, que incluiu também neste ano o lançamento de sites de Gilberto Gil, Cazuza e Zélia Duncan na Internet.
Empreendedoras
Juntas, Flora e Paula -atualmente envolvida, como sócia, com o selo independente Natasha Records-, administram as obras dos maridos e se firmam como empresárias que vêm maximizando seu faturamento.
"Tenho esse temperamento organizador que Caetano não tem. Acho que só ajudei a arrecadar melhor o dinheiro que ele já ganhava. Talvez minha vocação seja mais para empresária que para atriz. Acho que vai ser difícil voltar a ser atriz", afirma Paula.
"Paulinha é muito empreendedora, tem muito jeito para organizar, e eu não tenho nenhum. Ela ter passado a viver comigo mudou muitas coisas na minha vida profissional", afirma Caetano.
Gil tem opinião semelhante sobre Flora. "Ela veio dar racionalidade à minha carreira, por trazer essa visão de fora. Minhas mulheres anteriores eram todas baianas, e de uma outra geração", diz Gil.
"Eu e Paula somos jovens e vaidosas. Acho que o que temos a mais é o gás de fazer suas carreiras mudarem com o tempo que muda", afirma Flora.

O jornalista Pedro Alexandre Sanches viajou a convite da editora Globo

Livro: Addresses Salvador 97
Lançamento: Editora Globo
Quanto: R$ 25 (420 págs.)
Internet: www.addresses.com.br

Texto Anterior: TRECHOS
Próximo Texto: Caetano ganha caixa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.