São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Venda de brinquedos decepciona lojista

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os revendedores de brinquedos estão registrando aumento de vendas neste Natal abaixo das expectativas iniciais.
Mesmo o forte consumo esperado neste final de semana -após o pagamento da segunda parcela do 13º- não irá alavancar as vendas, dizem os lojistas. Isso porque os produtos de maior sucesso já estão faltando nas prateleiras.
Na Lojas Americanas, as vendas cresceram 5% em relação ao Natal de 95. A loja esperava crescimento de 20%, diz Luís Henrique Escobar, comprador nacional de brinquedos da rede.
"Esperamos que as vendas melhorem até o dia 24 e que as vendas cresçam 10%. Mas não vai ser o Natal dos nossos sonhos."
Já na D.B. Brinquedos as vendas devem cair de 5% a 10% neste Natal, informa Eduardo Armando, diretor comercial. "É possível que ocorra uma explosão de vendas nesses últimos dias. Mas não estamos contando com isso", afirma.
Os brinquedos que acabaram nas lojas são os que foram mais anunciados na mídia, afirmam os lojistas. Eles citam a boneca da Angélica, a Trancinha da Eliana, a Leva Nenê e modelos de video game.
Os revendedores dizem ainda que o menor volume de importados ocasionou a falta de produtos.
A Preçolândia registra aumento de 8% no faturamento e de 12% em unidades vendidas. A expectativa inicial era de crescimento de 12% no faturamento, diz Arab Zakka, diretor da rede. "Acho difícil que as vendas cresçam mais do que 8% porque os itens mais procurados acabaram."
Synésio Batista da Costa, presidente da Abrinq, que reúne os fabricantes, diz estar "seguro" que as vendas vão deslanchar até a véspera do Natal.
"Os lojistas programaram aumento de 20% nas vendas. Exceto para poucos setores, a economia não está permitindo crescimento nessa taxa. Eles têm vergonha de falar que o aumento é de 5%."
Na rede Hi Happy o aumento de 7% nas vendas está dentro do previsto e é excelente, diz Ricardo Sayon, proprietário. Sayon espera que o consumidor de última hora substitua os brinquedos que estão em falta por outros similares.

Texto Anterior: Grandes redes já preparam liquidação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.