São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 1996
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Grandes redes já preparam liquidação

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes redes de lojas já estão se preparando para fazer promoções no início de janeiro.
Os estoques de alguns produtos -sobretudo de televisores em cores e de fornos microondas- estão acima do programado.
Assim, os lojistas devem liquidar as mercadorias que vão sobrar -o que não deve ser pouco. Só de TV, o estoque deve representar 30% da produção da indústria.
A Lojas Cem, rede com 62 lojas, informa que o estoque de televisores e fornos microondas está acima do esperado.
"Acho que fomos muito otimistas nas compras da indústria", diz Natale Dalla Vecchia, diretor.
A previsão da Cem era comercializar o estoque de Natal até meados de janeiro. Mas, pelas suas contas, o volume de mercadorias que tem nas lojas dá para vender até o final de fevereiro.
Ele diz que por enquanto a rede de lojas não programa reduzir preços. "Só se for muito necessário. Vamos, sim, cortar o volume de pedidos da indústria."
Normalmente, conta ele, a rede compra R$ 30 milhões em mercadorias por mês. Em janeiro, esse valor deve girar em torno de R$ 10 milhões. Apesar de registrar estoque alto em alguns produtos, a Cem, diz Dalla Vecchia, está vendendo neste mês 19% mais do que em igual período do ano passado e 52% mais do que em igual período do mês passado.
Para ele, com a redução nas encomendas, os estoques devem se normalizar. Ele lembra que a venda de alguns produtos já esgotaram na sua rede de lojas -como o videogame Nintendo 64 bits. "Comercializamos neste mês 4.000 unidades."
O Magazine Luiza também prepara uma promoção para janeiro, assim como fez no ano passado. Num único dia, a empresa faturou US$ 4,5 milhões.
Luiza Helena Trajano Rodrigues, diretora, diz que o faturamento da empresa neste mês cresceu 25% sobre o de igual período do ano passado e a venda física, de 30% a 35%. A linha de TV, conta ela, está de fato mais difícil para vender.
"Vamos repor normalmente os estoques em janeiro. Talvez cortemos um pouco -entre 10% e 15%- a compra de televisores."
Segundo ela, é a venda de brinquedos que está puxando o faturamento da rede em dezembro.
Neste mês, os brinquedos devem participar com 14% da receita do Magazine Luiza, quando normalmente representam de 5% a 6%. Em dezembro do ano passado, eles corresponderam a 10%.
Saldão
A Arapuã, rede com 238 lojas, informa que o tradicional saldão de mercadorias em promoção vai depender das vendas para o Natal.
João Alberto Ianhez, diretor, diz que os estoques da empresa estão normais -equivalem a 20 dias de vendas.
Ele conta que neste último trimestre do ano a venda física da Arapuã cresceu 40% sobre igual período do ano passado.
Shoppings vendem mais
Girsz Aronson, proprietário da rede de lojas G. Aronson, diz que a venda nos shoppings estão puxando o faturamento da empresa.
Mesmo assim, as suas lojas estão com estoques que equivalem a dois meses de venda.
Segundo ele, as maiores sobras estão localizada nas linhas de televisores, aparelhos de som e portáteis. "Nunca fizemos liquidação depois do Natal porque já vendemos barato. Mas vamos ver como vai ficar em janeiro."
SPC e Telecheque

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