São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerrilheiros do Tadjiquistão sequestram membros da ONU

Grupo ameaça matar todos se não forem satisfeitos pedidos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um grupo guerrilheiro do Tadjiquistão sequestrou ontem 23 pessoas, entre elas sete membros da ONU, e ameaça matá-las se suas exigências não forem atendidas.
Os guerrilheiros capturaram os reféns às 13h50 de ontem (6h50, horário de Brasília) a 70 km a leste de Duchambe (capital do país).
Os sequestradores, do Grupo de Rizvon Sadirov, exigem que os rebeldes islâmicos do país libertem o irmão de seu líder, Sadirov, que se aliou recentemente ao governo. Entre os reféns há representantes dos rebeldes.
Eles exigem ainda que a força militar russa que vigia a fronteira do país com o Afeganistão permita a passagem de seus companheiros que se encontram em bases localizadas no país vizinho.
A ex-república soviética enfrenta uma guerra civil que opõe o governo a rebeldes islâmicos há quatro anos. O presidente tadjique, Imomali Rakhmonov, e o líder rebelde, Said Abdulo Nuri, se reuniram na última quinta em Moscou (Rússia) para tentar um acordo de paz.
Representantes das duas partes voltaram a se reunir ontem.
Os guerrilheiros ameaçam matar os reféns e explodir 30 bombas escondidas na cidade de Duchambe caso não sejam atendidos.

Texto Anterior: Governo peruano acena com salvo-conduto
Próximo Texto: Mineiros e um coronel morrem em enfrentamentos na Bolívia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.