São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio será beneficiado

FÁBIO ZANINI
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

O crescimento da economia do ABC em 1996 deverá refletir apenas no ano que vem nos segmentos de comércio e serviços, na opinião de representantes do setor.
"Grande parte dos lucros desse ano está sendo revertida para o comércio, que tem um enorme potencial mal explorado, ao contrário da indústria, já saturada", disse Flávio de Sousa, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Caetano.
Segundo ele, a maioria dos novos empreendimentos começará a operar a pleno vapor somente no primeiro semestre de 97.
"Nenhum dos grandes investimentos anunciados neste ano já está operando. Há apenas perspectivas para o ano que vem", afirmou Souza.
Mesmo assim, comércio e serviços cresceram 1% no ano, enquanto no conjunto do Estado esses setores tiveram queda 13,1%.
Projetos
Um dos maiores projetos em construção é o do ABC Plaza Shopping, em Santo André, com inauguração prevista para setembro de 1997.
Cerca de 90% das 212 lojas já estão vendidas, e a direção do shopping já pensa em abrir mais 80 lojas em março de 1998.
"Este foi um ano razoável para o comércio. O aumento do desemprego na indústria, que paga os melhores salários, nos prejudicou um pouco", afirma Claudio Politi, responsável pela comercialização do shopping. Segundo ele, o shopping vai gerar cerca de 1.300 vagas.
"A maioria deve ser preenchida por jovens que estão ingressando agora no mercado de trabalho. O desempregado da indústria raramente consegue emprego no comércio, porque ele tem perfil já definido e dificuldade de adaptação", afirmou.
(FZ)

Texto Anterior: ABC fecha ano com crescimento de 5%
Próximo Texto: ABC registra crescimento restrito em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.