São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
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Cineastas comemoram boom nacional

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento na produção de filmes nacionais tem proporcionado um crescimento do mercado de trabalho para cineastas.
A opinião é de Joel Yamagi, 40, coordenador do curso superior de cinema da USP (Universidade de São Paulo). "A consequência é que está havendo uma profissionalização maior no meio."
Segundo Yamagi, há um amplo campo de trabalho para quem cursa cinema. "Dá para trabalhar tanto com longa ou curta-metragem como com publicidade."
O profissional pode atuar em pelo menos sete áreas: cenografia, direção, edição, fotografia, iluminação, montagem e produção.
Remuneração
A remuneração é por hora, semana ou mês. Um diretor ganha até R$ 1.602 por semana, segundo o Sindcine (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo).
Quem está começando recebe menos -assistentes de direção ganham entre R$ 300 e R$ 950 por semana. Na área de fotografia, assistentes recebem cerca de R$ 400 por semana. Já diretores podem ganhar até R$ 1.050 por semana.
"Não é muito comum ganhar muito acima do que é estipulado pela tabela do sindicato", afirma Antônio Ferreira de Souza Filho, 44, presidente do Sindcine.
Jornada
"O maior problema que enfrentamos não é quanto ao pagamento, mas sim as longas jornadas de trabalho, de 16 horas ou mais."
Para Natália Rabczuk, 25, que faz edição de som e imagem, há meses em que há pico de trabalho e outros sem nenhuma atividade.
"Acho normal. Mas janeiro vai ser um mês muito bom para quem faz edição. Temos vários longas sendo finalizados agora."
Ela conta que ganha cerca de R$ 2.000 por mês. "Não é verdade que quem faz cinema ganha pouco. Dá para pagar as contas."
Hélcio Nagamine, 29, que trabalha com fotografia em cinema e publicidade, diz que no início é difícil depender só de longas.
"Trabalho também para a publicidade por isso. O cinema não garante uma boa renda."
Quem está começando também precisa estar preparado para trabalhar de graça, segundo ele. "O jeito é fazer estágios, mas algumas vezes ele não é remunerado."
Um assistente de câmera que lida com fotografia, de acordo com ele, ganha cerca de R$ 600 por dia em publicidade e aproximadamente R$ 800 por semana em cinema.

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