São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No cinema

Assim como Carmem Miranda conquistou o cinema norte-americano na década de 40, outras atrizes brasileiras vêm se destacando internacionalmente.
Sônia Braga, 46, é um exemplo. Depois de protagonizar a novela "Gabriela", em 1975, e "Dancin Days", em 78, ela participou do filme "O Beijo da Mulher Aranha", uma produção norte-americana dirigida por Hector Babenco, que teve quatro indicações ao Oscar em 1985. Apesar de não ganhar o prêmio, o filme projetou a atriz nos EUA, onde ela vive até hoje. Neste ano, Sônia fez o papel principal do filme brasileiro "Tieta do Agreste", de Cacá Diegues.
Depois de Sônia, as atrizes Patrícia Pillar e Glória Pires foram as únicas que chegaram perto do prêmio mais famoso do cinema norte-americano. Elas atuaram em "O Quatrilho", que concorreu ao Oscar de melhor produção estrangeira neste ano.
Entre as atrizes brasileiras premiadas internacionalmente está Marcélia Cartaxo. Em 1985, ela recebeu o "Urso de Prata" de melhor atriz, no 36. o Festival de Cinema de Berlim, por sua atuação no filme brasileiro "A Hora da Estrela", de Suzana Amaral.

Texto Anterior: As Musas
Próximo Texto: Na Nasa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.