São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Nasa

Existe uma brasileira por trás dos astronautas da Nasa. Lucia Regina Marcondes North, 34, a única brasileira na Agência Espacial Americana, faz parte do grupo de treinamento dos astronautas.
Há quase seis anos na Nasa, Regina desenvolve com os cosmonautas os experimentos científicos que serão feitos no espaço. Especializada em comportamento humano em ambientes isolados, Regina já viajou à Antártica e ao Ártico para pesquisa.
Formada em ciências sociais pela USP, Regina estudou no Centro Nacional de Pesquisas de Paris e no MIT (Massachussets Institute of Tecnology), nos EUA, onde fez seu primeiro curso na área espacial. "Na simulação de vôo espacial vi resultados de comportamento muito semelhantes ao que encontrei no Ártico."
Além do treinamento, hoje ela faz a ligação entre os vários participantes da Estação Espacial Internacional, que inclui as Agências norte-americana, canadense, japonesa, russa e européia.
"Só estou esperando o Brasil entrar para a Agência para me tornar uma astronauta", afirma.
Casada com um norte-americano e mãe de gêmeas de três anos, a brasileira tem como atual missão treinar dois astronautas russos e um norte-americano que vão passar 165 dias em órbita realizando a montagem de uma Estação Espacial a 400 Km da Terra.

Texto Anterior: No cinema
Próximo Texto: Boas de briga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.