São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar um disque-pizza?

Gláucia Dimitrol (São Paulo, SP)
O investimento inicial para montar um disque-pizza é de aproximadamente R$ 10 mil.
O empreendimento deve ter 35 m², no mínimo, com área para atendimento, cozinha, escritório e um pequeno estoque.
O lucro mensal varia de 30% a 40% do faturamento, e o retorno pode chegar em dois anos.
Na montagem do negócio, é necessário um forno a lenha, dois freezers, embalagens para pizza, cortadores de frios, plataformas de mármore e gaveteiros.
O ideal é ter pelo menos duas linhas telefônicas próprias, para que uma fique sempre disponível.
O empresário deve escolher muito bem o pizzaiolo e o forneiro, profissionais que vão garantir a qualidade do produto.
Para entregar os pedidos é recomendável a contratação de motoqueiros autônomos, mas é bom manter um carro próprio no local para emergências.
O raio de ação ideal da pizzaria é de 1 km a 1,5 km. Lojas que preferem atingir o bairro todo adotam a cobrança de taxa de entrega a partir de determinado ponto.
É importante ter produtos diferenciados para se destacar da concorrência. Capriche no visual da fachada da loja, colocando em destaque o telefone do negócio.
Promoções de venda como "junte dez e ganha uma grátis" e "compre uma pizza e ganha um refrigerante" costumam dar bons resultados. Outro fator importante é a aceitação de cartões de crédito e vale-refeição, mas sempre ficando atento ao fluxo de caixa.
O empreendedor deve providenciar registro na Junta Comercial, Secretaria da Fazenda e prefeitura, além de pesquisar exigências quanto à instalação, localização, alvará de funcionamento e vigilância sanitária.
O empresário deve fazer registro no INSS e sindicato patronal.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: SP terá treinamento para self-service
Próximo Texto: Rede 'amarra' fornecedor com parcerias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.