São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Rede 'amarra' fornecedor com parcerias
NELSON ROCCO
A Fran's Café, em um acordo com a Melitta, se compromete a consumir em suas 49 lojas apenas o café fornecido pela empresa em troca de xícaras e uniformes. Pelo acordo, a Melitta irá fornecer 25 mil louças, 2.500 uniformes e 650 metros lineares de luminosos com a marca "Café Spresso". "A marca foi desenvolvida exclusivamente para a parceria", diz José Henrique Ramos Ribeiro, 45, franqueador da Fran's Café. O consumo de café da rede, segundo ele, é de 7 toneladas/mês -cerca de R$ 42 mil. "Esperamos aumentar entre 30% e 40% nossas vendas de café", diz Ribeiro. Outra parceria da rede é com a fabricante de sorvetes Yopa, da Nestlé. "Quase todas as lojas já estão com expositores de sorvetes Yopa e vamos lançar, em cerca de 15 dias, receitas exclusivas." "O Fran's Café é uma franquia que nos interessa. É um cliente com bom potencial", diz José Carlos Paranhos Machado, 47, gerente nacional de vendas da Yopa. A receita de sorvete está sendo criada pela Nestlé Serviços ao Consumidor. Segundo Machado, para esse tipo de parceria são analisados o cliente, o ponto comercial e os consumidores. "Se for interessante para ambos, podemos até desenvolver produtos." A Amor aos Pedaços é outra franquia que tem acordos com a Nestlé. "Eles nos ajudaram a fazer os folhetos da linha 'diet' que estamos lançando", diz Silvana Marmonti, 31, sócia da franqueadora. Como contrapartida, a rede de 54 unidades consome 9 toneladas de leite condensado, 5 toneladas de creme de leite e 3 toneladas de chocolate em barra por mês. O McDonald's também faz acordos com fornecedores. Roberto Désio, 43, diretor de compras, diz que "as parcerias são baseadas em um relacionamento aberto". Filosofia "Nossa filosofia é não comprar oportunidades hoje de um e amanhã de outro." Para isso, afirma, é preciso estabelecer custos abertos e lucros predeterminados. Essas foram as premissas para que a Antarctica criasse, em 93, o suco de maracujá que é vendido nas 217 lojas da rede como Mc Fruit. Como resultado, neste ano, o McDonald's vendeu 9 milhões de copos de 300 ml de suco de maracujá fabricado pela Antarctica. A rede tem acordos com a Polenghi, que fornece 180 t/mês de queijo, e também com a Parmalat, para a compra de 800 mil litros/mês de "mix" para sorvete. (NR) LEIA MAIS sobre franquias na pág. 9-12 Texto Anterior: Como montar um disque-pizza? Próximo Texto: Blockbuster tem fila de mil candidatos; S.O.S. Computadores vai ao interior em 97; Le Postiche procura franqueados no ABC Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |