São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
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Rede 'amarra' fornecedor com parcerias

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Parceria com fornecedores é uma estratégia cada vez mais usada por redes de franquia para desenvolver e aperfeiçoar produtos.
A Fran's Café, em um acordo com a Melitta, se compromete a consumir em suas 49 lojas apenas o café fornecido pela empresa em troca de xícaras e uniformes.
Pelo acordo, a Melitta irá fornecer 25 mil louças, 2.500 uniformes e 650 metros lineares de luminosos com a marca "Café Spresso".
"A marca foi desenvolvida exclusivamente para a parceria", diz José Henrique Ramos Ribeiro, 45, franqueador da Fran's Café.
O consumo de café da rede, segundo ele, é de 7 toneladas/mês -cerca de R$ 42 mil. "Esperamos aumentar entre 30% e 40% nossas vendas de café", diz Ribeiro.
Outra parceria da rede é com a fabricante de sorvetes Yopa, da Nestlé. "Quase todas as lojas já estão com expositores de sorvetes Yopa e vamos lançar, em cerca de 15 dias, receitas exclusivas."
"O Fran's Café é uma franquia que nos interessa. É um cliente com bom potencial", diz José Carlos Paranhos Machado, 47, gerente nacional de vendas da Yopa.
A receita de sorvete está sendo criada pela Nestlé Serviços ao Consumidor. Segundo Machado, para esse tipo de parceria são analisados o cliente, o ponto comercial e os consumidores. "Se for interessante para ambos, podemos até desenvolver produtos."
A Amor aos Pedaços é outra franquia que tem acordos com a Nestlé. "Eles nos ajudaram a fazer os folhetos da linha 'diet' que estamos lançando", diz Silvana Marmonti, 31, sócia da franqueadora.
Como contrapartida, a rede de 54 unidades consome 9 toneladas de leite condensado, 5 toneladas de creme de leite e 3 toneladas de chocolate em barra por mês.
O McDonald's também faz acordos com fornecedores. Roberto Désio, 43, diretor de compras, diz que "as parcerias são baseadas em um relacionamento aberto".
Filosofia
"Nossa filosofia é não comprar oportunidades hoje de um e amanhã de outro." Para isso, afirma, é preciso estabelecer custos abertos e lucros predeterminados. Essas foram as premissas para que a Antarctica criasse, em 93, o suco de maracujá que é vendido nas 217 lojas da rede como Mc Fruit.
Como resultado, neste ano, o McDonald's vendeu 9 milhões de copos de 300 ml de suco de maracujá fabricado pela Antarctica.
A rede tem acordos com a Polenghi, que fornece 180 t/mês de queijo, e também com a Parmalat, para a compra de 800 mil litros/mês de "mix" para sorvete.
(NR)

LEIA MAIS sobre franquias na pág. 9-12

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