São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pecados capitais são 'carne-de-vaca'

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os sete pecados capitais -soberba, preguiça, gula, avareza, ira, luxúria e cobiça- são temas recorrentes principalmente em novelas, programas humorísticos, comerciais e desenhos.
O personagem Caco Antibes, vivido por Miguel Falabella em "Sai de Baixo", da Rede Globo, encarna com perfeição o pecado da soberba. O trambiqueiro "louro e alto" despreza os demais e não disfarça o orgulho por ter pinta de americano.
Duas novelas que estão atualmente no ar tentam elevar os índices de audiência recorrendo à luxúria. "Dona Anja", do SBT, enfoca a vida sexual de boa parte dos personagens -principalmente a dos protagonistas, intepretados por Lucélia Santos e Jonas Mello.
A trama de "Xica da Silva", da Manchete, é permeada por cenas de sexo e violência -o que faz com que a novela também seja exemplo de ira, levando em conta a quantidade de cenas envolvendo tortura, sempre ao estilo "sangue-para-todos-os-lados".
Na categoria cobiça, o destaque fica para "Tudo por Dinheiro", do SBT. Como o próprio nome diz, o programa instiga a platéia a fazer qualquer coisa por um punhado de notas -inclusive disputar na unha o dinheiro que o apresentador lança na direção do auditório.
Ainda no SBT, o seu Madruga, do humorístico "Chaves", leva o troféu de unha-de-fome. O personagem prefere vender a mãe do que por a mão no bolso.
Os comerciais de produtos alimentícios são os que mais exploram o pecado da gula. Alguns usam o característico close no suculento produto enquanto outros partem para o humor. Um exemplo é o comercial da Ruffles, em que um judoca interrompe a luta aos gritos de: "Me dá! Me dá a batata!".
Beavis e Butt-Head, os personagens sacanas do desenho animado da MTV, ganham o concurso de preguiçosos do ano. A dupla não se cansa de não fazer nada -além de curtir o próprio tédio.
(EG)

Texto Anterior: Violação de mandamentos divinos vira rotina em programas da TV
Próximo Texto: 007 é o recordista de assassinatos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.