São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Férias sem erro; da compra da passagem ao embarque

DA REPORTAGEM LOCAL

Marcadas durante o planejamento da viagem -desde o momento da compra das passagens até o embarque- podem transformar suas férias num total fracasso.
Viagens de avião exigem cuidados redobrados. Antes de mais nada, prefira comprar passagem em agência de viagens e com a maior antecedência possível. Há, pelo menos, duas vantagens: as agências podem escolher, entre as várias companhias, uma opção personalizada para você, e o preço costuma ser menor, principalmente nas grandes empresas. Mas não se esqueça de checar se existem queixas no Procon (tel. 011 1512) contra a agência que você escolheu.
Definidos o destino e o tempo de permanência, o agente de viagem vai procurar as opções mais adequadas para o seu caso. Viagens mais longas, por exemplo, exigem passagens com período da validade maior, que custam mais caro. Vôos diretos também custam mais do que os com escalas.
Os preços também variam durante o ano. A temporada mais cara é justamente a de férias escolares, de dezembro a março, e julho.
A opção mais barata para quem pretende viajar por até uma semana e acompanhado são os pacotes. Costumam incluir passagem de ida e volta, hospedagem e traslados do aeroporto ao hotel, com preços bem mais baixos.
No dia D, chegue no aeroporto duas horas antes do embarque, em caso de viagem internacional, e uma hora, para vôos nacionais. Com bagagem, passagem e passaporte (para o exterior) ou RG (viagens nacionais) vá ao balcão da companhia aérea fazer o check-in (registro de chegada).
Nesse momento, sua vaga no vôo é confirmada e a bagagem, despachada (não se esqueça de identificar as malas com nome, número do passaporte, destino, endereço e um telefone para contato, para caso de extravio).
Objetos de valor, dinheiro e documentos devem ser levados na mala de mão. Verifique com a empresa aérea qual o tamanho de mala permitido e o limite de peso.
Ainda no check-in, você recebe o cartão de embarque, com seu nome, número do vôo e do portão de embarque e do seu assento. Sem esse cartão você não embarca.
Câmera fotográfica, computador ou filmadora devem ser registrados no aeroporto, antes do embarque. Na volta, o registro prova que o equipamento não foi comprado no exterior.
Menores de 18 anos desacompanhados precisam de autorização dos pais. Se viajar com a mãe, precisa da autorização do pai e vice-versa. A autorização é obtida no juizado de menores, no aeroporto.
Aparelhos eletrônicos podem ser levados no avião, mas há restrições quanto ao uso. É sempre bom consultar um comissário de bordo. Nas viagens internacionais, a reserva para o vôo de volta deve ser confirmada 72 horas antes. Do contrário, o turista corre o risco de perder o lugar no avião.

Texto Anterior: Caia na rede com o computador alheio
Próximo Texto: Arrecadação em São Paulo está abaixo das expectativas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.