São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luís Eduardo é contrário à proposta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), afirmou ontem que é contra a realização de um plebiscito sobre a reeleição. "O melhor referendo é a eleição", disse.
Diante da afirmação de que Fernando Henrique Cardoso seria favorável ao plebiscito ou ao referendo, disse: "O presidente gosta, eu não. Sou contra".
Luís Eduardo também afirmou que a maioria dos deputados prefere decidir a reeleição no Congresso a convocar um plebiscito.
Um problema para a realização do plebiscito, na sua avaliação, seria o tempo preciso para regulamentá-lo por lei ordinária. "Qualquer alteração na lei tem que ser feita um ano antes das eleições."
A regulamentação do plebiscito, prevista no artigo 14 da Constituição, teria que ser feita, portanto, até outubro do próximo ano.
O líder do governo na Câmara, Benito Gama (PFL-BA), também criticou a proposta do plebiscito. "O Congresso tem autonomia para deliberar, sem referendo".

Texto Anterior: Entenda o plebiscito
Próximo Texto: União 'emperra' STF com causas perdidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.