São Paulo, terça-feira, 24 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A REDE

Uma gravação revelada ontem pela Folha indica que o comércio de favores em nome do Ministério das Comunicações não se restringe apenas às concessões de novas rádios no país. Em uma conversa telefônica, um empresário do ramo solicitou a um intermediário, que diz ter contatos dentro do ministério, o aumento da potência de uma emissora FM. Foi informado pelo interlocutor que esse benefício lhe custaria R$ 30 mil, que deveriam ser depositados na conta de um advogado em Brasília.
Informado sobre o episódio, o ministro das Comunicações, Sérgio Motta, determinou uma investigação específica junto aos pedidos de aumento de potência que são aprovados pelo governo. Motta voltou a afirmar, como fez dias antes, que o esquema deve ser composto por pessoas sem ligações com seu ministério e que o comércio de concessões será investigado "com rigor".
Os novos capítulos na série de denúncias de negociações irregulares envolvendo emissoras de rádio reforçam a suspeita de que há uma rede ampla, com vários grupos de pessoas, oferecendo vantagens na área das comunicações e dizendo ter influência sobre decisões do governo.
A existência do esquema foi confirmada dias atrás pelo vice-presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Oscar Piconez, que disse ter sido contatado por empresários do setor. Estes afirmam terem sido procurados por negociadores de concessões. O vice-presidente da Abert acredita que "mais de 50 concessões" de emissoras foram vendidas.
Mesmo havendo muitas dúvidas sobre o real teor desse esquema, é certo que as concessões para novas emissoras de rádio estão sendo objeto de uma livre comercialização, sempre em nome do Ministério das Comunicações, o que coloca em dúvida a lisura do processo de licitação no setor. O governo federal, para comprovar sua correção nessa área, tem a obrigação de esclarecer rapidamente qual o verdadeiro alcance dessa rede.

Texto Anterior: CIDADANIA E COMUNICAÇÕES
Próximo Texto: O POLÍTICO E A EDUCAÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.