São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996 |
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Veículo perde em potência
JOÃO BATISTA NATALI
"A potência do novo motor é um problema sério", diz Gildo Guarda Neto, diretor de manutenção. "O arranque é mais lento e as ladeiras mais sofridas." Em compensação, o novo combustível sai mais barato que o diesel. Um litro de diesel custa hoje, para uma empresa de ônibus, R$ 0,3089. Um metro cúbico de gás custa R$ 0,2435. Um ônibus com motor de 160 cavalos roda em média 2,25 quilômetros com um litro de diesel e 2,15 quilômetros com um metro cúbico de gás. A diferença para menos no preço do gás compensa a fração de quilômetro que o diesel roda a mais. Segundo a SPTrans, o combustível corresponde a 6,11% na planilha de custos de uma empresa. Na coluna das desvantagens, e quem diz é Guarda Neto, a vida útil do motor a gás é hoje ainda menor. Enquanto o motor diesel é aberto e retificado com 250 mil quilômetros, é preciso fazer o mesmo com o motor a gás aos 120 mil. O presidente da Transurb, Maurício da Cunha, diz por sua vez que, com o atual quadro de aperfeiçoamento técnico, para cada 100 veículos a gás, 15 estão parados para manutenção. (JBN) Texto Anterior: Frota de ônibus resiste ao gás até 2006 Próximo Texto: Acidentes matam 7 em estradas de SP Índice |
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