São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
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Grifes lucram até 85% mais em 1996

FÁTIMA FERNANDES
DANIELA FERNANDES

FÁTIMA FERNANDES; DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Estabilidade econômica, produtos de qualidade e prazos maiores de pagamento fizeram as vendas crescer

O Plano Real não provocou explosão apenas no consumo de produtos populares. As roupas e os acessórios de grifes -que chegam a alavancar as vendas em shoppings neste Natal- nunca foram tão procurados como neste ano.
Forum, La Perla, Victor Hugo, Lita Mortari, VR, Giorgio Armani e Hugo Boss, por exemplo, já faturam até 85% mais do que em 1995. O lucro, para algumas, cresceu na mesma proporção.
Esse salto se deve, sobretudo, à estabilidade da economia, com o consequente aparecimento de nova clientela, que só adquiria esses produtos esporadicamente.
Como essas lojas -acostumadas a trabalhar com prazos menores de pagamento- já aceitam hoje cheques pré-datados para até quatro vezes, o cliente -ainda que de alto poder aquisitivo- que era eventual passou a ser assíduo.
A Forum, que tem 61 lojas espalhadas pelo país, informa que deve fechar este ano com faturamento e lucro 50% maiores que os do ano passado. A venda física deve crescer 40% no período.
"As duas pontas da pirâmide de consumidores foram favorecidas. Tanto as lojas populares como as mais sofisticadas estão indo bem", diz Armando Kiko Amorim, diretor. Para ele, o consumidor brasileiro está mais atento às grifes porque deseja produtos que agreguem qualidade e design. "O cliente paga mais porque sabe que vale a pena", afirma Amorim.
A Forum, conta, deve terminar 96 com a venda de 1 milhão de calças jeans -um salto de 33% sobre o volume de 95, de 750 mil peças.
A rede de lojas, que trabalha com 600 itens, em média, ainda aguarda as vendas nestes últimos dias que antecedem o Natal, mas Amorim já arrisca dizer que 1996 deve ser o melhor ano para a empresa.
A VR, rede com sete lojas, especializada em roupas masculinas, está faturando neste ano 85% mais do que em 95. Também o lucro e a venda física registram esse crescimento. Alexandre Brett, gerente-geral, diz que, neste mês, as vendas dobraram na comparação com dezembro de 1995.

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