São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
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'Acesso ficou mais fácil'

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A maior variedade de produtos, nacionais e importados, fez com que o consumidor se tornasse mais exigente. Com um leque maior de opções, ele dá preferência aos produtos de maior qualidade.
Além desse fator, o consumidor exige ainda condições melhores de pagamento e atendimento diferenciado dos vendedores.
É o caso da advogada Ana Carolina de Salles Freire, 25, que compra roupas em lojas como Claudete e Deca, Lita Mortari e G.
"Hoje, as condições de pagamento são melhores. Até há pouco tempo, as lojas só permitiam pagamento em até duas vezes", diz.
Isso possibilitou, conta a advogada, que ela passasse a comprar mais roupas nessas lojas em 96.
Ela diz que, para valores em torno de R$ 1.000, ela prefere pagar em quatro vezes. Para compras na faixa de R$ 300, ela opta por pagar à vista e pedir desconto, normalmente de 10%.
Ana Carolina afirma que, até recentemente, algumas lojas sofisticadas não dispensavam "muita atenção" a pessoas que não fossem clientes preferenciais, ou seja, que não tinham o hábito de gastar fortunas em cada compra.
"As lojas têm hoje um atendimento melhor. Antes, o monopólio era enorme. Com a maior concorrência, elas perceberam que precisavam agradar aos clientes. Os vendedores foram mais bem treinados."
Ela acredita que essas lojas passaram a ser mais democráticas. "O acesso ficou mais fácil."
(DFe)

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