São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lojas apostam na proximidade com os EUA

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

No caso da Dilly e da Dakota a proximidade geográfica com os Estados Unidos foi a principal motivação para a abertura de fábricas no Ceará.
A Dilly produz diariamente em todo o país 28 mil pares de tênis e exporta metade de sua produção para os Estados Unidos.
Estudo da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado do Ceará mostra que o sapato exportado de um porto cearense chega seis dias mais cedo aos Estados Unidos do que o embarcado num porto paulista.
No Ceará, a empresa produz 2.200 pares de tênis por dia, mas já tem planos para ampliar sua fábrica em Itapipoca (125 km a oeste de Fortaleza) para 18 mil pares por dia. Toda a produção será voltada para o mercado externo.
"Os incentivos fiscais, o custo da mão-de-obra e a proximidade do mercado consumidor tornam nossa experiência cearense muito agradável", diz o gerente da Dilly no Ceará, Nilvo Orcelino de Oliveira.
Dakota
A proximidade com os Estados Unidos também foi uma das razões que levaram a Dakota, uma das maiores fabricantes de calçados femininos de couro do país, a investir na região.
A Dakota instalou-se em Maranguape (região metropolitana de Fortaleza). A empresa produz 10 mil pares por dia e emprega 1.100 trabalhadores.
Segundo Viana, o Estado exporta atualmente cerca 20% dos 200 mil pares de calçados que produz por dia.
A redução dos custos operacionais no Ceará passa ainda pela organização dos trabalhadores em regime de cooperativas, o que livra as empresas dos encargos trabalhistas e reduz o peso da folha de pagamento.
Sem registro
O modelo das cooperativas determina o pagamento do trabalhador conforme sua cota individual de produção. Os trabalhadores não têm vínculo empregatício com as empresas.
Segundo o sindicato dos trabalhadores do setor, os custos de mão-de-obra chegam a ser até 80% menores, devido ao esquema das cooperativas.

Texto Anterior: Sertão do Ceará vira pólo calçadista do Nordeste
Próximo Texto: Compras de última hora animam lojistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.