São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagueiro bate recorde com o título do Grêmio

LÉO GERCHMANN

LÉO GERCHMANN; ROBERTO SAMORA
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Com a vitória do Grêmio no dia 15 de dezembro, o zagueiro Mauro Galvão, 35, tornou-se o jogador que conquistou dois títulos de campeão brasileiro num maior espaço de tempo entre um e outro.
Em 1979, aos 17 anos, Galvão foi campeão invicto pelo Internacional treinado por Ênio Andrade, integrando um time formado também por Falcão e Mário Sérgio.
Agora, 17 anos depois, o zagueiro voltou a conquistar o título brasileiro pelo Grêmio.
Galvão, 35, tornou-se também o primeiro jogador a conquistar o título brasileiro pelos dois grandes clubes gaúchos -Grêmio e Inter.
Histórico
O lateral e meio-campista Júnior destacou-se por ser campeão brasileiro várias vezes, sempre pelo Flamengo, em 80, 82, 83 e 92 (12 anos de diferença entre o primeiro título e o último). O goleiro Leão foi tricampeão, vencendo o campeonato pelo Palmeiras em 72 e 73 e pelo Grêmio em 81, nove anos depois da primeira conquista.
Outros jogadores que foram campeões mais de uma vez foram o centroavante Careca (Guarani, em 78, e São Paulo, em 86), o meio-campista Paulo César Carpegiani (Internacional, em 75, e Flamengo, em 80), o centroavante Dario (Atlético-MG, em 71, e Internacional, em 76), o ponta Muller (São Paulo em 86 e 91) e o meio-campista Falcão (Internacional em 75, 76 e 79).
"Para mim, foi uma emoção muito grande, pois estava há seis anos jogando na Suíça e o Grêmio me contratou para voltar ao ponto de partida da minha carreira. Não consegui conter o choro", disse.
Antes de defender o Internacional, o zagueiro havia integrado as categorias de base do Grêmio.
Galvão foi contratado em julho de 1996 para substituir Adílson, que estava se transferindo para o Benfica, de Portugal. Como a transferência não se consumou, ele ficou na reserva.

Colaborou Roberto Samora, da Agência Folha

Texto Anterior: Presidente do Grêmio critica pontuação
Próximo Texto: Jogador foi elogiado por atuação na Copa da Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.