São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Neschling é nomeado regente titular da Osesp

Secretaria da Cultura anunciará o nome do maestro na sexta

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Secretaria de Estado da Cultura anuncia oficialmente, na sexta-feira, o nome de John Neschling como regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
Neschling esteve na cidade na semana passada. Chegou acompanhado por seu agente e pelo engenheiro acústico Chris Blair, de Nova York, que veio especialmente para analisar os teatros de São Paulo.
Diretor artístico das casas de ópera de Saint Gallen (Suíça) e Bordeaux (França), o maestro ganhou notoridade internacional por reger a produção da ópera "Il Guarany", de Carlos Gomes, na Alemanha, em 94, com o tenor Plácido Domingo e direção cênica de Werner Herzog.
Atualmente, a Osesp não tem sede. A princípio, a sede será o auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, que, por seus problemas de acústica, deve passar por um período de adequações.
Neschling tem planos de completa reestruturação da orquestra. Quer transformar a Osesp em um corpo profissional, que faça gravações de compositores brasileiros.
Eleazar de Carvalho foi o regente titular da Osesp por 23 anos, até sua morte, no último dia 12 de setembro.
Após o falecimento do maestro, os músicos da orquestra entregaram uma lista com suas preferências sucessórias à Secretaria de Estado da Cultura. Neschling foi o mais votado.
Durante as negociações com Neschling, o secretário da Cultura, Marcos Mendonça, nomeou como diretor interino da Osesp Aylton Escobar, diretor da Universidade Livre de Música e coordenador artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Texto Anterior: Londres aplaude 'Evita' e reabilita Madonna
Próximo Texto: Uepa! Nada como champanhe com rabanada!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.