São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Micro vira território de safári virtual

GISELE RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um safári virtual por três parques ecológicos da Tanzânia, na África Oriental. É o que proporciona o CD-ROM "África Selvagem" (R$ 65), produzido pela Companhia Industrial de Discos.
Trata-se de uma pequena enciclopédia da fauna e da flora de Ngorongoro, Serengeti e Tarangire, que pode ser utilizada tanto para pesquisa escolar quanto para entretenimento.
Além dos textos curtos, o usuário pode contar com mais de 250 fotos -produzidas especialmente para este CD-, mapas de localização dos parques, 60 minutos de vídeo e 90 de narração.
Duas boas supresas acompanham o programa. A primeira é o idioma. A maioria dos títulos do gênero são trazidos para o Brasil com o conteúdo em inglês. "África" está totalmente em português, incluindo a narração e os textos.
A outra surpresa é a interatividade. A navegação pode ser por itens do menu principal (Excursão Visual, Locais e Enciclopédia), itens do Conteúdo ou itens de Capítulos. Se o usuário não souber por onde começar, pode procurar por palavra-chave.
Qualquer que seja a escolha, surgirá uma foto ou um texto, que remeterá a outra foto ou outro texto.
No item Excursão Visual, por exemplo, as fotos vêm com uma outra foto, menor, em detalhe. Quando clicada, a foto pequena leva a outro animal -ou planta- com características semelhantes.
No ícone Mapas, o usuário localiza a Tanzânia no continente africano. Clicando na palavra Tanzânia, um zoom mostra a localização dos três parques. Mas isso é só um chamariz para o item Locais.
Além dos mapas dos parques, Locais traz novos links. Basta clicar sobre uma área para surgirem fotos, vídeos e narração, com informações sobre a vegetação e os animais que habitam aquela área.
O item Enciclopédia traz texto com fotos e novos links. Pode-se escolher entre plantas, animais e pássaros. Em cada opção, vários nomes, que, clicados, levam ao texto correspondente.
É nesse item, porém, que o programa comete seu único pecado. Os textos, em alguns casos, são ambíguos e contêm vários erros de português, principalmente os que se referem às vírgulas -muitas vezes fora de lugar.
O programa tem opção para impressão de fotos e textos e permite ao usuário montar uma sequência animada com as fotos prediletas.

Texto Anterior: Busca salva versão da Laicus
Próximo Texto: "Best of Breed" é bom, mas vagaroso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.