São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"AutoCAD Map" tem boa qualidade

PEDRO LUIS FAGÁ CELLI
SOLANGE OLIVEIRA REZENDE

PEDRO LUIS FAGÁ CELLI; SOLANGE OLIVEIRA REZENDE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Programa para criar mapas exige micro de grande capacidade para operar bem

O "AutoCAD Map" é um tipo de software muito útil para profissionais que trabalham com projeto, gerenciamento e análise de mapas. Com ele, pode-se digitalizar, manter, analisar e desenhar mapas e conjuntos de mapas precisos e de alta qualidade.
O "AutoCAD Map" incorpora uma linha completa de funções CAD (desenho auxiliado por computador) e atende a todas as entidades primitivas, tais como, linhas, arcos, retângulos e elipses.
A principal diferença decorre diretamente do enfoque dado aos objetos usados no desenho.
No "AutoCAD Map", os objetos podem ter vários tipos de dados acoplados, o que o torna muito fácil de ser aprendido por quem já trabalha com o "AutoCAD" -um dos mais importantes programas para desenho profissional auxiliado por computador.
Exatidão geográfica
O "AutoCAD Map" resolve problemas críticos relacionados com mapeamentos e GIS (sistema de informação geográfica).
Ele elimina a necessidade de constante mudança de um tipo de software para outro (de CAD a GIS), pois integra um ambiente de dados que suporta tanto precisão dupla quanto verdadeira exatidão geométrica.
Ele permite unir mapas com outras bases de dados, adicionar dados aos mapas e torná-los mais inteligentes, desenhar mapas mais claros, construir topologias de nós, redes e polígonos para análise, produzir mapas temáticos com legendas, trabalhar com dados de mapas existentes em outros sistemas de coordenadas e formatos, importar dados de mapas de outros sistemas CAD e GIS, exportar dados para outros formatos, unir documentos aos objetos do mapa e desenhar mapas e livros de mapas de modo fácil e eficiente.
A instalação do software é fácil e rápida.
O maior problema é com relação à configuração pós-instalação, na qual o usuário deve alterar os registros de um arquivo manualmente, uma vez que na instalação o software não faz a configuração automática.
Alto desempenho
Outro ponto que merece destaque é a configuração da máquina onde o software irá funcionar.
Para se obter um bom desempenho é necessário um processador Pentium rápido e bastante memória RAM, além de uma placa de vídeo com um refresh de tela bem rápido.
O "AutoCAD Map" também contém uma robusta interface de programação (API) que permite ao usuário a construção de aplicações personalizadas.
Seguindo a tradição da Autodesk de fornecer seus produtos em pacotes que incluem, além do produto principal, uma coleção de ferramentas extras que aumentam a funcionalidade e facilitam sua usabilidade, o pacote "AutoCAD Map" traz tutoriais do próprio programa, o "AutoCad Release 13" e ferramentas, como o V/Image, o V/Image Plus Tracer e o Recognizer, da Hitachi Software (com licença para 30 dias de uso), que integradas proporcionam um excelente ambiente para o projeto de mapas.

Solange Oliveira Rezende (solange@icmsc.sc.usp.br) é professora do ICMSC-USP; tem mestrado em ciências da computação e doutorado em engenharia mecânica pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Minnesota (EUA).
Pedro Luis Fagá Celli (celli@pobox.com) é mestrando em computação no ICMSC-USP.
Os testes foram realizados em um micro Pentium de 133 MHz, com dois processadores, 32 Mbytes de memória, disco rígido de 1,02 Gbyte, controladora de vídeo com 2 Mbytes de memória, leitor de CD de 4X e "Windows 95".

Texto Anterior: Saiba como mudar a porta do modem
Próximo Texto: Conheça o AutoCAD Map
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.