São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reeleição com plesbiscito; Caso Diniz; Questão de idioma; Pró-vida; Solução para o trânsito; Pugilato parlamentar; De Gaulle tinha razão; Pitta não apita; Saudades de Quércia; Educação física; Direito obrigatório; A Lua é a esperança; Atenuante racial; Boas festas

DE GAULLE TINHA RAZÃO

Reeleição com plesbiscito
"Como leitor, cidadão e eleitor, estou inteiramente de acordo com o editorial de 22/12 da Folha. Reeleição sim, mas com plesbiscito. Apesar de eleitor de FHC em 94, não sei se o serei em 98.
Como bem disse o jornalista Clóvis Rossi na coluna 'FHC, o melhor, por WO', de 22/12, 'o presidente ainda tem dois anos para gravar a fogo na agenda nacional a necessidade de começar a superar essas chagas monstruosas'."
Francisco José Carvalhaes (São Paulo, SP)

Caso Diniz
"Acho interessante a publicação de artigos e cartas de leitores sobre o caso Diniz. Quero sugerir à Folha a realização de um debate sobre o assunto.
Penso que seria função dos meios de comunicação esclarecer se os sequestradores são os últimos presos políticos do Brasil, militantes sonhadores da esquerda que receberam sentenças excessivas (ambos aspectos reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal) ou são pérfidos criminosos, que devem apodrecer na cadeia, como dizem alguns."
Omar Lasso Guevara (Jundiaí, SP)

Questão de idioma
"Soube pelas páginas 1-8 e 1-9 da Folha de 30/11 que moro num país onde posso comprar um terreno numa autêntica 'edge city' chamada Ecoville, onde desfrutarei de um 'community center', um 'tennis center' e um 'equestrian center'. Posso ainda construir, a meu gosto, uma 'village' ou uma vila próxima a um 'town center'.
Antes, tenho o direito de passar em um 'showroom' para saber se é isso mesmo o que sempre quis na vida. Trata-se, é bom dizer, de lançamento imobiliário em terras tupiniquins. 'Mon Dieu!' Ou devo dizer 'my God'?"
Antonio Carlos Augusto (São Paulo, SP)

Pró-vida
"O Movimento Pró-Vida, de ativistas contra o projeto de lei que garante atendimento público e gratuito ao aborto legal (casos de estupro e risco de vida da mãe), está de acordo com a mentalidade reinante neste país: pró-vida dos que podem pagar clínicas aborteiras, pró-vida dos banqueiros, pró-vida dos latifundiários, pró-vida dos ladrões de colarinho branco, pró-vida das estatais estrangeiras que compram nossas estatais. Enfim, pró-vida dos que já têm a vida que o dinheiro pode comprar."
Irene Maria da Silva Telles (Paty do Alferes, RJ)

Solução para o trânsito
"Em 28/10, dia do funcionário público, estava no Rio e ouvi de um amigo, que mora na Barra da Tijuca e trabalha no centro da cidade, o seguinte comentário: 'Hoje foi moleza vir da Barra até aqui. Fosse eu governo, faria de cada dia da semana um feriado para uma categoria profissional e, assim, estaria resolvido o problema do trânsito'.
Plagiando a idéia do meu amigo, pergunto: seria de todo inviável aprofundar essa idéia?"
Edmir Pelli (Aracaju, SE)

Pugilato parlamentar
"Dado os recentes episódios de pugilato ocorridos nos altos escalões, com a participação de parlamentares, conclamo meus concidadãos a exigir que a reeleição seja abolida para parlamentares em geral."
Antonio Marcos Antoniazzi (Torrinha, SP)

"Após a relação dos aposentados especiais, na Folha de 1/12, após conhecer a remuneração dos prefeitos e vereadores, as mordomias dos nossos deputados, os reajustes para magistrados e, agora, mais corrupção na Comissão de Orçamento, só dá para chegar a uma conclusão: este país não vai para a frente. De Gaulle tinha razão."
Gessé Roberto Silveira (Curitiba, PR)

Pitta não apita
"Com a permanência de três principais secretários municipais no futuro governo, vê-se que Pitta não apita. Só se espera que não se repita a velha história Quércia-Fleury."
Shigueyuki Yoshikumi (Lins, SP)

Saudades de Quércia
"Quando tínhamos um governador 'caipira', de Pedregulho, também tínhamos um Banespa forte e uma indústria de Primeiro Mundo. Agora, com a 'tucanada sorbônica', o Banespa passou para os coronéis do Nordeste, e a nossa indústria está se transformando em revendedores de quinquilharias da China e da Coréia."
Osvaldo Matheus (São Paulo, SP)

Educação física
"Ao mesmo tempo em que está havendo grande mobilização com o movimento Rio 2004, visando obter para aquela cidade o direito de sediar as olimpíadas, tramita no Congresso Nacional substitutivo do senador Darcy Ribeiro que suprime a obrigatoriedade da educação física nas escolas. Não é uma grande incoerência?"
Hudson Ventura Teixeira, presidente da Associação dos Professores de Educação Física de São Paulo (São Paulo, SP)

Direito obrigatório
"O governo nos obriga a ir às urnas sob pena de multa. E o direito do cidadão, para que serve? Para apreciarmos nos meios de comunicação essa palhaçada de parlamentares com salários altíssimos se esmurrando na frente das câmeras e jornais? É para isso que temos de ir às urnas?"
Marcio Luiz Monteiro (São Paulo, SP)

A Lua é a esperança
"O Ministério da Saúde adverte que nascer no Brasil pode ser prejudicial à saúde, o da Educação diz que estudar muito estraga a vista e o da Fazenda determina que eventuais sobras de salário deverão ser recolhidas ao sempre combalido erário real, a título de empréstimo provisório.
A Folha poderia informar se a Nasa já está loteando o terreno próximo ao lago congelado da Lua e, em caso positivo, preço e condições de venda para brasileiros?"
Ayrton Bueno dos Reis (São Paulo, SP)

Atenuante racial
"Recentemente, um certo atleta profissional branco agrediu um colega de profissão, deixando toda a platéia estarrecida. Apesar do mau exemplo, ele não foi fritado pela imprensa mineira. E, por ser de origem ariana, é levado ao pico da glória. É o herói."
Antônio Divino da Silva (Belo Horizonte)

Boas festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas festas que recebeu de: Fernando Bezerra, presidente da Confederação Nacional da Indústria (Rio de Janeiro, RJ); Volkswagen do Brasil (São Paulo, SP); Credicard (São Paulo, SP); Air France (São Paulo, SP); Companhia Brasileira de Projetos e Obras -CBPO (São Paulo, SP); Philips do Brasil (São Paulo, SP); Instituto Cultural Itaú (São Paulo, SP); Luiz Antônio de Medeiros, presidente da Força Sindical (São Paulo, SP); Simba Safari (São Paulo, SP); Galeria de Arte André (São Paulo, SP); MKT. Imprensa, Marketing e Eventos (São Paulo, SP); Academia de Filmes (São Paulo, SP); Central de Intercâmbio (São Paulo, SP) e Papelaria Rosário (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Os excluídos do Natal
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.