São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP vive calmaria histórica no 'pós-Natal'

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo viveu ontem seu dia de paraíso no que diz respeito ao trânsito. Com pico de 17,9 km de congestionamento às 19h, a cidade passou por seu "pós-Natal" mais tranquilo dos últimos dois anos.
Desde que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a contabilizar os engarrafamentos paulistanos, em setembro de 94, não se tinha um 26 de dezembro tão calmo.
Em 94, então numa segunda-feira, foram registrados picos de 9,2 km de carros parados pela manhã e 26,2 km, à tarde. No ano passado, houve 6,7 km de congestionamento de manhã e 51,2 km pela tarde. Era uma terça-feira.
Ontem, o máximo que se teve de paralisações foi 6,3 km, ao meio-dia, e 17,9 km, às 19h.
A média de congestionamentos da cidade, em dias úteis, gira entre 80 e 90 km pela manhã e 130 e 140 km, no período da tarde.
A marca de ontem é um alívio para uma metrópole que, neste ano, conheceu o inferno. São Paulo quebrou seu recorde de engarrafamentos no último 28 de junho, uma sexta-feira. As chuvas e o início das férias escolares causaram 241,9 km de congestionamentos.
Ainda neste mês, no dia 11, a cidade passou por outro "dia de cão". Mais uma vez, foram as chuvas que provocaram o congestionamento de 205,7 km.
Sol
Ontem, com tempo bom durante todo o dia e com os paulistanos que se mantiveram fora da capital após os feriados de Natal, apenas três corredores viários concentraram praticamente todos os congestionamentos da cidade.
A marginal Tietê acumulou 8,5 km de carros parados entre as 18h30 e as 19h, no sentido Lapa-Penha -o qual leva, inclusive, às rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna.
No mesmo horário, a marginal Pinheiros apresentava 4,3 km de congestionamento, no sentido Jaguaré-Santo Amaro.
E o corredor formado pelas avenidas 23 de Maio, Ruben Berta e Washington Luís acumulou 2,4 km de engarrafamento às 18h.
Esse corredor e a marginal Pinheiros dão acesso ao complexo Anchieta-Imigrantes.
Bloqueio
Ontem, a CET interrompeu as ruas Faustolo (entre as ruas Espartaco e Caio Graco) e Vespasiano (entre as ruas Guaicurus e Clélia), na Lapa (zona oeste de SP), para a construção de uma adutora.
Segundo a CET, o trânsito da região não deve se complicar até 6 de janeiro. Os bloqueios só serão desativados em 15 de fevereiro.

Texto Anterior: Rio 2004 arrecada 100 mil cestas básicas
Próximo Texto: Natal teve dia mais poluído
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.