São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natal teve dia mais poluído

DA REPORTAGEM LOCAL

Em pleno dia de Natal, com poucos veículos em circulação na cidade, São Paulo viveu um dos dias mais poluídos do ano.
O poluente detectado pela Cetesb (agência ambiental paulista) foi o O3 (ozônio), que obrigou o órgão a declarar estado de Atenção em 3 das 25 estações medidoras na Grande São Paulo: Ibirapuera (zona sul), Mooca (zona leste) e São Caetano do Sul (Grande SP).
O limite aceitável é de até 200 microgramas por metro cúbico de ar. São Caetano registrou o pior índice -209 microgramas, entre as 15h dos dias 24 e 25.
O ozônio pode provocar irritação nos olhos e garganta, além de envelhecimento precoce da pele.
Segundo o gerente da divisão de qualidade do ar da Cetesb, Jesuíno Romano, 48, o alto índice de O3 verificado pelas estações é um reflexo da reforma da rede de medição, concluída este ano.
"Nessa época do ano, é comum os picos de ozônio. Mas com equipamentos velhos e desatualizados, não havia como medir", diz.
Antes da reforma da rede, apenas quatro estações avaliavam a concentração de O3. As antigas foram reformadas e há cinco novos pontos que fazem as medições.

Texto Anterior: SP vive calmaria histórica no 'pós-Natal'
Próximo Texto: Escola fechada impossibilita matrícula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.