São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enseada terá sinalização antiesgoto

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O trecho de 1.200 metros poluído por esgoto na praia da Enseada, no Guarujá (SP), receberá uma sinalização especial a partir de amanhã.
Os veranistas que estiverem no local serão alvo de uma campanha de esclarecimento que envolverá estagiários e salva-vidas.
As decisões foram tomadas ontem em Santos (SP), em reunião entre representantes da Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
O trecho -situado entre as ruas Peru e Guadalajara- será sinalizado com quatro faixas, uma a cada 300 metros.
As faixas conterão a inscrição "Trecho impróprio para banho. Risco à saúde".
A placa instalada na terça-feira na altura da rua Chile -ponto onde a Cetesb coleta amostras de água para análise- e arrancada anteontem será recolocada.
A placa servia para indicar a condição da praia naquele ponto -se própria ou imprópria. A praia da Enseada tem seis quilômetros de extensão.
Os pontos da praia onde desaguam canais de águas pluviais contaminadas por esgoto receberão bandeirolas vermelhas com a indicação "poluído".
Dois estagiários da Sabesp distribuirão a partir de amanhã folhetos de orientação aos banhistas no trecho contaminado.
A Cetesb solicitou ainda ao Corpo de Bombeiros que os salva-vidas sejam orientados a dar aos banhistas informações sobre a qualidade da água naquele trecho.
Fracasso
Todas as medidas foram adotadas em razão do fracasso da iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que na terça instalou somente uma placa e duas faixas -uma no início e outra no final do trecho.
Por falta de sinalização, várias pessoas vêm se banhando nas águas poluídas por desconhecerem o problema.
O motivo da poluição são os canais de água pluvial contaminados por esgoto que desaguam na praia e os problemas no emissário submarino, situado na Enseada.
O emissário (tubulação de 4.000 m de extensão) está rompido -e despejando esgoto- a 500 m da praia.
Operação
A Sabesp e o novo governo municipal do Guarujá, que toma posse em 1º de janeiro, vão firmar um convênio para realizar uma Operação Caça-Esgoto na cidade.
O objetivo da medida, anunciada ontem, é identificar os imóveis que, embora disponham de rede coletora, tenham esgoto ligado clandestinamente aos canais.
Os proprietários serão intimados a regularizar a situação em um prazo a ser determinado.
A nova administração também se comprometeu a instalar banheiros públicos ao longo da Enseada.
Pitangueiras
Um entupimento na rede coletora provocou na manhã de ontem o vazamento de esgoto na praia de Pitangueiras, na altura da rua Petrópolis, também no Guarujá.
Um rastro de esgoto formou-se sobre a areia da praia. Devido ao entupimento, o esgoto passou a vazar pelas frestas de uma das tampas de metal da rede situada na calçada. A Sabesp informou que a ocorrência é rotina e que o problema já havia sido regularizado na tarde de ontem.

Texto Anterior: Fim-de-semana terá sol e calor
Próximo Texto: Trem de Prata sai dos trilhos no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.