São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados discutem lavagem de dinheiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso enviou ontem ao Congresso projeto de lei que pune a lavagem de dinheiro.
O governo elaborou a proposta cinco anos após ratificar a Convenção de Viena, compromisso internacional de caracterizar como crime a conversão de dinheiro oriundo do narcotráfico.
A proposta, feita pelo Ministério da Justiça, considera crime a lavagem ou ocultação de bens provenientes do tráfico de drogas, terrorismo, contrabando de armas, sequestro, crime contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional ou praticado por organização criminosa.
Pena
A pena prevista para os crimes é de 3 a 10 anos de prisão e mais o pagamento de multa.
Os condenados também perderão bens e valores oriundos da lavagem de dinheiro, que passarão a ser controlados pela União.
Eles ficarão impedidos de ocupar cargos públicos ou administrar empresas privadas pelo dobro do tempo da pena de prisão a que forem condenados. Serão também punidas as pessoas que sabem que utilizam bens provenientes dos crimes citados no projeto.
O projeto do governo cria também o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). O conselho será ligado ao Ministério da Fazenda e vai investigar as suspeitas de atividades ilícitas previstas na proposta.

Texto Anterior: Projeto que amplia uso de pena alternativa vai ao Congresso
Próximo Texto: Fundão é sancionado com três vetos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.