São Paulo, sexta-feira, 27 de dezembro de 1996
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Rio investe R$ 5 milhões em propaganda

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Câmara Municipal do Rio aprovou ontem uma verba de R$ 5 milhões para promoção e divulgação da cidade no exterior em 97.
A verba será retirada do orçamento da prefeitura da cidade para o próximo ano.
Segundo Nilo Sérgio Félix, chefe do escritório da Embratur no Rio, os recursos pretendem combater o déficit em viagens ao Exterior, que, até o final do ano, deve chegar a US$ 3,8 bilhões.
O déficit do turismo em 96 deve ser maior que o saldo negativo de US$ 3,1 bilhões registrado pela balança comercial brasileira no ano passado. Antes do Real, esse total não chegava a US$ 800 milhões.
A principal razão para o aumento do déficit, segundo a Embratur, é a facilidade do crédito para viagens ao exterior, o que tem aumentado muito o número de brasileiros que saem do país. Por outro lado, o total de estrangeiros que visitam o Brasil permaneceu praticamente inalterado.
"A única maneira de reverter esses resultados é incentivando o turismo receptivo", diz Félix.
Os alvos da campanha publicitária serão EUA -principalmente Nova York-, Europa -com enfoque na Itália e Alemanha- e os países pertencentes ao Mercosul.
Segundo o chefe da Embratur no Rio, esse projeto já estava tramitando havia quase um ano, mas tinha sido reprovado. "Agora, a proposta foi reapresentada pelo vereador Otávio Leite e aprovada."
Félix afirma que Embratur, TurisRio e Riotur devem se reunir já no início de janeiro de 97 para discutir como a verba será empregada. Também deve ser aberta concorrência para escolha de uma agência de publicidade que se responsabilizará pela promoção.
"A idéia é fazer tudo o mais rápido possível. A campanha também será fundamental para trazer as Olimpíadas para o Rio em 2004", diz ele. "Se a cidade conseguir realizar o evento, as condições de reverter esse déficit serão ainda mais favoráveis."
Incentivos
Neste ano, o governo introduziu algumas medidas de incentivo para tentar aumentar o turismo dentro do país e atrair um maior número de estrangeiros.
No final do mês passado, o ministro Francisco Dornelles (Indústria, Comércio e Turismo) anunciou um programa que incluía, entre outras medidas, uma redução de 40% nos preços das passagens aéreas após o Carnaval.
O governo também pretende utilizar o turismo ecológico como arma para atrair estrangeiros. De janeiro a novembro deste ano, ainda segundo estimativa do governo federal, 2,2 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil. A previsão é elevar esse número para 3,8 milhões de estrangeiros em 99.

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